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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39820
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENDONÇA, José Ricardo Costa de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Marcela Rebecca | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-21T12:28:08Z | - |
dc.date.available | 2021-04-21T12:28:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcela Rebecca. Competências de pesquisa : uma análise em programas de pós-graduação Stricto Sensu brasileiros na área de administração. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39820 | - |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado parte do construto competências profissionais, tomando por referência o modelo de competências de Mendonça et al (2012) e concentra-se nas competências de pesquisa necessárias à formação de um pesquisador. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, baseado em pesquisa de levantamento junto a 512 alunos de mestrado e de doutorado de 61 dos 99 programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Administração (PPGAs), instrumentalizada pela RCS (Research Competence Scale), uma escala de 54 itens, distribuídos em 6 domínios de pesquisa, construída a partir do modelo de competências de pesquisa de Swank e Lambie (2016), com o intuito de defender a ideia de que esta escala de competências de pesquisa pode fornecer aos PPGAs parâmetros válidos para a avaliação da formação de pesquisadores competentes. A tese é suportada pelos resultados obtidos a partir das hipóteses levantas pelo estudo, as quais dão conta de que: (i) a realidade brasileira apresenta uma estrutura de competências em domínios de pesquisa que se arranja de forma distinta quando comparada ao modelo original; (ii) a formação continuada do pesquisador em pós graduação é fator preponderante para o desenvolvimento de suas capacidades de pesquisa; (iii) os níveis declarados de competências de pesquisas são diferentes entre os pós-graduandos quanto aos diferentes domínios de pesquisa para a realidade brasileira; (iv) existe uma relação positiva e significante entre o desenvolvimento das competências de pesquisa e a qualidade da produção científica relatada pelos respondentes; e (v) observando-se as variáveis pesquisadas, as competências de pesquisa parecem não ser determinantes de melhores resultados no sistema de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu conduzido pela CAPES. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Competências de pesquisa : uma análise em programas de pós-graduação Stricto Sensu brasileiros na área de administração | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6034842332008434 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5603289094229665 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This doctoral thesis is started from the professional Competencies construct, taking as reference the skills model of Mendonça et al (2012) and focuses attention on the research skills necessary to form a researcher. This is a quantitative study, based on a survey of 512 master's and doctoral students from 61 of the 99 Brazilian stricto sensu postgraduate programs in Administration, using the RCS (Research Competence Scale) , a scale of 54 items, distributed in 6 research domains, elaborate from the research competence model of Swank and Lambie (2016), in order to defend the idea that this scale of research skills can provide to this programs valid parameters for evaluating the qualification of competent researchers. The thesis is supported by the results obtained from the hypotheses raised by the study, which show that: (i) the Brazilian reality has a structure of Competencies in research domains that is arranged differently when compared to the original model; (ii) the continuing education of the postgraduate researcher is a major factor for the development of his research Competencies; (iii) the declared levels of research Competencies are different among postgraduate students regarding the different research domains for the Brazilian reality; (iv) there is a positive and significant relationship between the development of research Competencies and the quality of scientific production reported by the respondents; and (v) observing the researched variables, research Competencies do not seem to be determinants of better results in the evaluation system of stricto sensu postgraduate programs conducted by CAPES. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
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