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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINTO, Renato-
dc.contributor.authorPEDROSA, Gabriel Medeiros Alves-
dc.date.accessioned2021-04-20T13:29:34Z-
dc.date.available2021-04-20T13:29:34Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.citationPEDROSA, Gabriel Medeiros Alves. Cinema, historiografia e usos do passado: uma análise da representação da história e de questões étnico-raciais em Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984). 2021. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39811-
dc.description.abstractA presente pesquisa, cuja abordagem situa-se no campo da “escrita fílmica da história”, tem como objetivo realizar uma intepretação histórica dos filmes Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984), do cineasta Carlos Diegues. Além de considerar as obras fílmicas como fontes, as observo como sendo formas específicas de narrar o tempo histórico e de construir representações do passado. Analiso os filmes situando-os em um lugar social, partindo da premissa de que, como obras artísticas e intelectuais, eles são perpassados por um conjunto de práticas e representações. Nessa relação entre cinema e história, um dos cernes da pesquisa está em compreender como os filmes históricos se apropriam da história e fazem uso do passado, como constroem determinados enquadramentos e significados através da mobilização de recursos cognitivos e simbólicos. Tendo em vista os temas que os filmes retratam – além das questões estéticas –, a pesquisa se estende a uma abordagem ampliada: serão discutidos não apenas os filmes em questão, mas também a historiografia do Quilombo dos Palmares, os usos do passado em torno da história da resistência negra e a representação do negro no cinema brasileiro. A opção por essa abordagem decorre fundamentalmente da necessidade de análise sincrônica e diacrônica dos objetos fílmicos e de suas representações, não sendo necessariamente uma metodologia incontornável na análise de filmes históricos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil – Históriapt_BR
dc.subjectBrasil – História – Palmares, 1630-1695pt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleCinema, historiografia e usos do passado : uma análise da representação da história e de questões étnico-raciais em Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0231094571942478pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7412948164735713pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis research, whose approach is located in the field of “filmic writing of history”, aims to carry out a historical interpretation of the films Ganga Zumba (1964) and Quilombo (1984), by filmmaker Carlos Diegues. In addition to considering film works as historical sources, I observe them as being specific forms of narrating historical time and constructing representations of the past. I analyze the films by placing them in a social place, starting from the premise that, as artistic and intellectual works, they are permeated by a set of practices and representations. In this relationship between cinema and history, one of the principal points of the research is to understand how historical films appropriate history and make use of the past, how they construct certain frames and meanings through the mobilization of cognitive and symbolic resources. In view of the themes that the films portray - in addition to aesthetic issues - the research extends itself to a broader approach: not only the films in question will be discussed, but also the historiography of Quilombo dos Palmares, the uses of the past about the history of black resistance and the representation of black people in Brazilian cinema. The choice for this approach arises fundamentally from the need for synchronic and diachronic analysis of the film objects and their representations, not necessarily being an indispensable methodology in the analysis of historical films.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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