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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousapt_BR
dc.contributor.authorAGUIAR, Osmani de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:17:38Z
dc.date.available2014-06-12T17:17:38Z
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationde Souza Aguiar, Osmani; de Sousa Ramos, Francisco. O mercado brasileiro de energia elétrica : critérios de decisão na migração de consumidores para o ambiente de contratação livre. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3965
dc.description.abstractA reforma, ocorrida em 2004, no setor elétrico brasileiro manteve a competição no mercado de energia elétrica, especialmente na comercialização de energia para um grupo específico de agentes: os consumidores potencialmente livres. Esses podem exercer a opção de compra de energia elétrica seja no mercado cativo (regulado) ou no mercado livre através de contratos bilaterais. Vale ressaltar que os custos de transporte e conexão permanecem regulados, ou seja, mesmo quando da migração ao mercado livre, tais consumidores mantém a relação contratual com sua distribuidora. Porém, eles passam a ter o direito de adquirir energia de qualquer vendedor (gerador ou comercializador de energia) conectado ao sistema interligado nacional. Desta forma, é indispensável que, antes de se tornarem consumidores livres, esses agentes saibam das condições deste mercado, os riscos envolvidos bem como estabeleçam critérios de análise que indiquem se a migração será vantajosa ou não. Uma forma de se fazer tal análise é estabelecer uma comparação entre os dois ambientes sob determinadas prerrogativas. Neste trabalho foram realizados dois critérios de análise distintos. No primeiro, é feito o cálculo dos custos da energia do ambiente cativo num determinado período de tempo e compara-se com a estimativa de custos caso o consumidor estivesse no mercado livre; encontrando assim, um preço de indiferença. No segundo, optou-se por um método multicritério de apoio à decisão: o ELECTRE I. A escolha do ambiente de contratação refletirá nos custos da aquisição da energia elétrica. Logo, esta decisão é de fundamental importância visto que a energia elétrica é um dos principais insumos da cadeia de produção industrialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComercialização de energia elétricapt_BR
dc.subjectConsumidor livrept_BR
dc.subjectConsumidor cativopt_BR
dc.subjectTarifa de energiapt_BR
dc.subjectElectrept_BR
dc.titleO mercado brasileiro de energia elétrica : critérios de decisão na migração de consumidores para o ambiente de contratação livrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

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