Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39653

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Ísis Raphaella Maria Ramos dos-
dc.date.accessioned2021-04-09T19:03:13Z-
dc.date.available2021-04-09T19:03:13Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Ísis Raphaella Maria Ramos dos. Produção de recurso audiovisual no espaço escolar : estratégia didática na perspectiva da educomunicação socioambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39653-
dc.description.abstractA comunicação audiovisual tem sido utilizada como uma tendência pedagógica, a fim de tornar os jovens produtores do conhecimento. A Educomunicação Socioambiental se apresenta como uma ferramenta para construção de conhecimento, pois é capaz de formar cidadãos críticos e conscientizados a partir do uso da comunicação audiovisual, modificando os valores e hábitos, principalmente no estudo da Educação Ambiental. Desse modo o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial didático da construção de recursos audiovisuais, mediante estratégias educomunicativas socioambientais, no ensino de Biologia. Esse trabalho foi realizado através da participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis, localizada no município de São José da Coroa Grande – Pernambuco. A metodologia segue a partir de uma abordagem qualitativa, através de um diagnóstico inicial de percepção ambiental, pesquisa-ação e observação-participante. O trabalho constituiu-se em uma sequência didática que possibilitou aos alunos compreender a funcionalidade dos processos educomunicativos dentro da conjuntura escolar, transformando-os em criadores e não apenas receptores de informação, desenvolvendo durante todo o percurso metodológico competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Compõe-se nesse trabalho uma proposta para a produção de audiovisuais com alunos da Educação Básica, instigando a investigação, a criatividade e o protagonismo juvenil. Além disso, esse trabalho funciona como fio condutor de discussões de cunho crítico perante as problemáticas ambientais, promovendo o aprendizado para toda comunidade escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectRecursos Audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleProdução de recurso audiovisual no espaço escolar : estratégia didática na perspectiva da educomunicação socioambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0891680965062295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxAudiovisual communication has been used as a pedagogical trend, in order to make young knowledge producers. Socioenvironmental Educommunication presents itself as a tool for the construction of knowledge, as it is capable of forming critical and aware citizens from the use of audiovisual communication, changing the values and habits, mainly in the study of Environmental Education. Thus, the objective of this work was to investigate the didactic potential of the construction of audiovisual resources, through socio-environmental educative communication strategies, in the teaching of Biology. This work was carried out through the participation of students from the 3rd year of high school at Escola São Francisco de Assis, located in the municipality of São José da Coroa Grande - Pernambuco. The methodology follows from a qualitative approach, through an initial diagnosis of environmental perception, action research and participant observation. The work consisted of a didactic sequence that enabled students to understand the functionality of the educommunicative processes within the school conjuncture, transforming them into creators and not just recipients of information, developing throughout the methodological path competencies established in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). This work comprises a proposal for the production of audiovisuals with students of Basic Education, instigating research, creativity and youth protagonism. In addition, this work serves as a guiding thread for critical discussions regarding environmental issues, promoting learning for the entire school community.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ísis Raphaella Maria Ramos dos Santos.pdf3,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons