Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39653
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Maurício Melo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ísis Raphaella Maria Ramos dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T19:03:13Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T19:03:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ísis Raphaella Maria Ramos dos. Produção de recurso audiovisual no espaço escolar : estratégia didática na perspectiva da educomunicação socioambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39653 | - |
dc.description.abstract | A comunicação audiovisual tem sido utilizada como uma tendência pedagógica, a fim de tornar os jovens produtores do conhecimento. A Educomunicação Socioambiental se apresenta como uma ferramenta para construção de conhecimento, pois é capaz de formar cidadãos críticos e conscientizados a partir do uso da comunicação audiovisual, modificando os valores e hábitos, principalmente no estudo da Educação Ambiental. Desse modo o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial didático da construção de recursos audiovisuais, mediante estratégias educomunicativas socioambientais, no ensino de Biologia. Esse trabalho foi realizado através da participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis, localizada no município de São José da Coroa Grande – Pernambuco. A metodologia segue a partir de uma abordagem qualitativa, através de um diagnóstico inicial de percepção ambiental, pesquisa-ação e observação-participante. O trabalho constituiu-se em uma sequência didática que possibilitou aos alunos compreender a funcionalidade dos processos educomunicativos dentro da conjuntura escolar, transformando-os em criadores e não apenas receptores de informação, desenvolvendo durante todo o percurso metodológico competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Compõe-se nesse trabalho uma proposta para a produção de audiovisuais com alunos da Educação Básica, instigando a investigação, a criatividade e o protagonismo juvenil. Além disso, esse trabalho funciona como fio condutor de discussões de cunho crítico perante as problemáticas ambientais, promovendo o aprendizado para toda comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Recursos Audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.title | Produção de recurso audiovisual no espaço escolar : estratégia didática na perspectiva da educomunicação socioambiental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0891680965062295 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120259253307314 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Audiovisual communication has been used as a pedagogical trend, in order to make young knowledge producers. Socioenvironmental Educommunication presents itself as a tool for the construction of knowledge, as it is capable of forming critical and aware citizens from the use of audiovisual communication, changing the values and habits, mainly in the study of Environmental Education. Thus, the objective of this work was to investigate the didactic potential of the construction of audiovisual resources, through socio-environmental educative communication strategies, in the teaching of Biology. This work was carried out through the participation of students from the 3rd year of high school at Escola São Francisco de Assis, located in the municipality of São José da Coroa Grande - Pernambuco. The methodology follows from a qualitative approach, through an initial diagnosis of environmental perception, action research and participant observation. The work consisted of a didactic sequence that enabled students to understand the functionality of the educommunicative processes within the school conjuncture, transforming them into creators and not just recipients of information, developing throughout the methodological path competencies established in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). This work comprises a proposal for the production of audiovisuals with students of Basic Education, instigating research, creativity and youth protagonism. In addition, this work serves as a guiding thread for critical discussions regarding environmental issues, promoting learning for the entire school community. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ísis Raphaella Maria Ramos dos Santos.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons