Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39644

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Jeissy Maelly Silva-
dc.date.accessioned2021-04-09T01:13:33Z-
dc.date.available2021-04-09T01:13:33Z-
dc.date.issued2017-01-13-
dc.date.submitted2021-04-08-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Jeissy Maelly Silva. Aprendizagem colaborativa: método de jigsaw: através da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39644-
dc.description.abstractO presente trabalho trás um estudo que buscou identificar a eficiência da Aprendizagem Cooperativa através do Método Jigsaw utilizando a experimentação de conceitos químicos. Neste trabalho, em especial, foram utilizados os conceitos de físico-química nas temáticas sobre os Fatores que Influenciam na Velocidade de Reação. Para a contemplação dos objetivos foi escolhido uma metodologia para que todos os alunos participassem, seguindo a metodologia que prega o Método de Jigsaw; desta forma foi proposto à produção de pães com o intuito de identificar qual dos ingredientes fazia o pão crescer. Numa turma de 45 alunos, foram divididos grupos com cerca sete alunos cada, cada aluno tinham sua função, e a produção do pão só seria possível se cada aluno fizesse sua parte, a função geral do método é que todos tenham funções que juntos atinjam um objetivo comum. Com o auxílio de uma cartilha os alunos iam seguindo os passos e as determinadas funções. Ao fim da produção do pão, um aluno fica responsável por responder a pergunta inicial, chegando, assim, ao final do experimento. Para identificar se o trabalho foi sucedido, foram analisadas todas as cartilhas, que os grupos utilizaram durante a realização do trabalho e fizeram anotações; todas a anotações foram analisadas, além dos fatos discutidos após a realização do experimento. Foram plotados gráficos que mostraram a eficácia e eficiência do Método. Todos os grupos conseguiram produzir o pão e responder a pergunta base, além de ter dito uma análise crítica e científica de todo o processo, demonstrando, assim, a eficácia do Método através da experimentação. O Método Cooperativo gerou inquietação e desenvolveu na aprendizagem dos alunos significativamente, o que comprova total eficiência deste método em atividades experimentais com turmas com muitos alunos.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem colaborativa: método de jigsaw: através da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents a study that sought to identify the efficiency of Cooperative Learning through the Jigsaw Method using the experimentation of chemical concepts. In this work, in particular, the concepts of physicochemistry were used in the themes on Factors Influencing Reaction Velocity. For the contemplation of the objectives a methodology was chosen so that all the students participated, following the methodology that preaches the Jigsaw Method; In this way it was proposed to the production of breads in order to identify which of the ingredients made the bread grow. In a class of 45 students, groups of about seven students were divided each, each student had his / her function, and bread production would only be possible if each student did his / her part, the general function of the method is that all have functions that together achieve one Common objective. With the aid of a primer the students were following the steps and the certain functions. At the end of the bread production, a student is responsible for answering the initial question, thus arriving at the end of the experiment. To identify if the work was successful, all the booklets were analyzed, which the groups used during the work and made notes; All the annotations were analyzed, besides the facts discussed after the accomplishment of the experiment. Graphs were plotted that showed the efficacy and efficiency of the Method. All groups were able to produce the bread and answer the basic question, as well as to have said a critical and scientific analysis of the whole process, thus demonstrating the effectiveness of the Method through experimentation. The Cooperative Method generated significant restlessness and development in student learning, which demonstrates the total efficiency of this method in experimental activities with classes with many students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO, Jeissy Maelly Silva.pdf848,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons