Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39643

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorMELO, Noel Félix-
dc.date.accessioned2021-04-09T00:30:02Z-
dc.date.available2021-04-09T00:30:02Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.date.submitted2021-04-08-
dc.identifier.citationMELO, Noel Félix. Visualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39643-
dc.description.abstractNeste estudo buscou-se investigar na literatura da pesquisa educacional em química como se dá a utilização de recursos didáticos visuais no ensino da química, e como as estratégias de ensino que utilizam estes recursos têm contribuído para uma potencial promoção do letramento científico de estudantes da educação básica. Para isso realizou-se um levantamento bibliográfico, em três periódicos de grande relevância no cenário nacional da pesquisa educacional em química, quanto aos tipos de recursos visuais mais utilizados no ensino da química, quanto ao tipo de conceitos químicos em que são empregados, quanto à metodologia de ensino na qual esses recursos são inseridos. Num total, foram analisados 67 artigos e utilizou-se como critério para avaliar uma potencial promoção do letramento científico conceitos mínimos para a educação científica apontados na literatura, a saber: Atitude científica, Trabalho em grupo, Domínio conceitual e A ciência e a tecnologia como fenômeno social. Os resultados deste estudo evidenciam que os experimentos são os recursos visuais mais utilizados no ensino da química, embora estes sejam utilizados de forma simplista apenas como demonstração. Por fim, constatou-se que apenas 5 artigos contemplam esses conceitos mínimos para o letramento científico, constituindo-se em boas estratégias de ensino para a educação científica, e que há uma tendência crescente em se favorecer o domínio conceitual em detrimento dos demais conceitos mínimos elencados acima.pt_BR
dc.format.extent91p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectQuímica - Bibliografiapt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleVisualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452948Z0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate in the literature of educational research in chemistry how the use of visual didactic resources in the teaching of chemistry is given, and how the teaching strategies that use these resources have contributed to a potential promotion of the scientific literacy of students of education Basic. For this, a bibliographical survey was carried out in three periodicals of great relevance in the national scenario of educational research in chemistry, as to the types of visual resources most used in the teaching of chemistry, as to the type of chemical concepts in which they are used, Methodology in which these resources are inserted. A total of 67 articles were analyzed and the minimum criteria for scientific education were identified as criteria for evaluating a potential promotion of scientific literacy, as follows: Scientific attitude, Group work, Conceptual domain and Science and technology as Social phenomenon. The results of this study show that the experiments are the most used visual resources in the teaching of chemistry, although these are used in a simplistic way only as a demonstration. Finally, it was verified that only 5 articles contemplate these minimum concepts for scientific literacy, constituting good teaching strategies for scientific education, and that there is an increasing tendency to favor the conceptual domain to the detriment of the other minimal concepts Listed above.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Noel Félix.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons