Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorMELO, Andreza Karine Queiroz de-
dc.date.accessioned2021-04-08T23:12:59Z-
dc.date.available2021-04-08T23:12:59Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2021-04-08-
dc.identifier.citationMELO, Andreza Karine Queiroz de. Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641-
dc.description.abstractO trabalho buscou analisar as possíveis contribuições e relações entre o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado para a formação do licenciando do curso de Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foram aplicados questionários aos licenciandos do curso de Química-Licenciatura com o intuito de registrar as opiniões dos discentes e após análise (método) inferir as concepções dos discentes sobre os saberes necessários ao professor e as contribuições do estágio e do PIBID na formação inicial dos mesmos. Na análise dos resultados foi evidenciado como principais contribuições do PIBID e dos Estágios a formação inicial dos licenciandos a partir do contato com a realidade escolar e proposição de estratégias para superar os obstáculos encontrados, o aprimoramento no uso de recursos utilizados, construção da relação professor-aluno, reflexão da prática docente, trabalho coletivo, troca de conhecimentos com os professores do ensino médio, entre outras reflexões. Com relação aos saberes docentes os licenciandos reconhecem os saberes destacados por Shulman que são conhecimento do conteúdo da matéria ensinada, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico, como necessários a prática docente e veem os espaços do Estágio Supervisionado e do programa PIBID como ambientes que possibilitam a construção desses saberes, proporcionado a articulação da teoria com a prática.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.titleContribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358708T2pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6pt_BR
dc.description.abstractxThe work sought to analyze the possible contributions and relationships between the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching and the disciplines of Supervised Curricular Internship for the graduation of the Chemistry course of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. In order to collect data, questionnaires were applied to undergraduate students of the Chemistry- University graduate course in order to record the opinions of the students and after analysis (method) to infer the students' conceptions about the knowledge needed by the teacher and the contributions of the stage and the PIBID In their initial formation. In the analysis of the results it was evidenced as main contributions of the PIBID and the Internships the initial formation of the graduates from the contact with the school reality and proposition of strategies to overcome the obstacles encountered, the improvement in the use of resources used, Student, reflection of the teaching practice, collective work, exchange of knowledge with high school teachers, among other reflections. Regarding the teaching knowledge, the licenciandos recognize the knowledges known by Shulman that are knowledge of the content of the taught subject, curricular knowledge and pedagogic knowledge, as necessary the teaching practice and see the spaces of the Supervised Internship and of the PIBID program as environments that make possible the construction Of these knowledge, provided the articulation of theory with practice.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Andreza Karine Queiroz de.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons