Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | MELO, Andreza Karine Queiroz de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T23:12:59Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T23:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Andreza Karine Queiroz de. Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39641 | - |
dc.description.abstract | O trabalho buscou analisar as possíveis contribuições e relações entre o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado para a formação do licenciando do curso de Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foram aplicados questionários aos licenciandos do curso de Química-Licenciatura com o intuito de registrar as opiniões dos discentes e após análise (método) inferir as concepções dos discentes sobre os saberes necessários ao professor e as contribuições do estágio e do PIBID na formação inicial dos mesmos. Na análise dos resultados foi evidenciado como principais contribuições do PIBID e dos Estágios a formação inicial dos licenciandos a partir do contato com a realidade escolar e proposição de estratégias para superar os obstáculos encontrados, o aprimoramento no uso de recursos utilizados, construção da relação professor-aluno, reflexão da prática docente, trabalho coletivo, troca de conhecimentos com os professores do ensino médio, entre outras reflexões. Com relação aos saberes docentes os licenciandos reconhecem os saberes destacados por Shulman que são conhecimento do conteúdo da matéria ensinada, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico, como necessários a prática docente e veem os espaços do Estágio Supervisionado e do programa PIBID como ambientes que possibilitam a construção desses saberes, proporcionado a articulação da teoria com a prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | Professores de química | pt_BR |
dc.title | Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358708T2 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work sought to analyze the possible contributions and relationships between the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching and the disciplines of Supervised Curricular Internship for the graduation of the Chemistry course of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. In order to collect data, questionnaires were applied to undergraduate students of the Chemistry- University graduate course in order to record the opinions of the students and after analysis (method) to infer the students' conceptions about the knowledge needed by the teacher and the contributions of the stage and the PIBID In their initial formation. In the analysis of the results it was evidenced as main contributions of the PIBID and the Internships the initial formation of the graduates from the contact with the school reality and proposition of strategies to overcome the obstacles encountered, the improvement in the use of resources used, Student, reflection of the teaching practice, collective work, exchange of knowledge with high school teachers, among other reflections. Regarding the teaching knowledge, the licenciandos recognize the knowledges known by Shulman that are knowledge of the content of the taught subject, curricular knowledge and pedagogic knowledge, as necessary the teaching practice and see the spaces of the Supervised Internship and of the PIBID program as environments that make possible the construction Of these knowledge, provided the articulation of theory with practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Andreza Karine Queiroz de.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons