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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39632
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | BRITO, Jéssica Danielle da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T01:16:09Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T01:16:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Jéssica Danielle da Silva. Saúde emocional e física no ambiente acadêmico: a percepção dos discentes do curso de Licenciatura em Química de uma instituição do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39632 | - |
dc.description.abstract | A educação é essencial para o desenvolvimento do ser humano. O espaço escolar é um dos ambientes propícios para que algumas habilidades sejam desenvolvidas, como as sociais, comportamentais, cognitivas e emocionais, além de todo o processo de ensino-aprendizagem. Porém, para que este processo ocorra, é preciso levar em consideração a influência de vários fatores, como por exemplo: a metodologia e qualificação do professor e sua relação com os educandos. Outros fatores vão além da dimensão escolar, tais como o meio social em que o aluno está inserido, o momento pelo qual está passando, seu estado emocional e físico. Tendo o professor uma relação humanizada com seus alunos, este será capaz de agir como um tutor de resiliência, ou seja, uma pessoa que auxiliará o educando a conseguir desenvolver sua capacidade de superar as adversidades. Uma das consequências de prejuízos na saúde emocional dos estudantes é o surgimento da Síndrome de Burnout que, apesar de inicialmente ter sido relacionada apenas com o trabalho, atualmente é considerada como uma síndrome que pode acometer também estudantes universitários. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção dos alunos do Curso de Licenciatura em Química, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, sobre a influência do ambiente acadêmico em sua saúde física e emocional. Para isto, foi realizada uma entrevista estruturada, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados, em todos os períodos do Curso de Química, obtendo a adesão de 176 participantes. Os resultados mostraram que os estudantes possuem altos índices de Exaustão Emocional, porém índices mais baixos de Ineficácia e Descrença, o que não constitui indícios do desenvolvimento da Síndrome de Burnout na Universidade. Em relação à Resiliência, constatou-se que os alunos do referido Curso possuem, no mínimo, Resiliência Média-Alta, resultado considerado satisfatório, pois pessoas altamente resilientes conseguem se adaptar melhor às mudanças e superar as adversidades. Porém, é importante mencionar a necessidade de implementar ações na Universidade de enfrentamento à Síndrome e fortalecimento da Resiliência, pois, mesmo que em quantidades menores, alguns alunos mostraram estar em uma etapa evolutiva da Síndrome maior que outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 93p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudantes de química | pt_BR |
dc.subject | Resiliência (Traço da personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Burnout (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Saúde emocional e física no ambiente acadêmico: a percepção dos discentes do curso de Licenciatura em Química de uma instituição do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8220162P0 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734039D6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education is essential to a human being development. The scholar space is one of the enviroments suited to develop some abilities, such as social, emotional, behavioral and cognitive abilites, besides all of the learning-teaching process. However, for this process to occur, many factors must be taken into account, such as the teachers methodoly and qualifications, and his relation with the students. Other factors go beyond the scholar dimension, such as the social enviroment which the student is inserted, what he is passing through, and his emotional/physical state. When a teacher has a humanized relation with his students, the teacher will be able to act like a tutor of resilience, i.e., be a person that will help the student to develop his capacity to surpass the adversities. One of the consequences of the loss of emotional health of the students is the appearance of the Burnout Syndrome, which initially was related only with work, is now considered a syndrome that can occur on university students. The objective of this document was comprehend the perception of the Chemistry Graduation students, on a Public University, under the influence of the academic ambiente on its emotional and physical health. To do that, a structured interview was made using a list of questions has a instrument to collect data, in all classes of the Chemistry Graduation, obtaining the data of 176 participants. The results showed that the students got high levels of Emotional Exausthion, but lower levels of unbelief and uselessness, which doesn’t constitute indications of development of the Burnout Syndrome in the University. In relation to Resilience, it was found that the above-mentioned Class had, at least, médium-high Resilience, a result that is considered satisfactory, because highly Resilience people can adapt better to changes and surpass the adversities. However, is importante to mention the need to implemente actions on the Univerty to confront the Syndrome and strenghten the Resilience, because even in smaller quantities, some students revelead to be in a evolutive stage of the Syndrome that is bigger than in other students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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