Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Juliana Angeiras Batista da-
dc.contributor.authorBATISTA, Antonyelle Tamyris-
dc.date.accessioned2021-04-08T00:18:13Z-
dc.date.available2021-04-08T00:18:13Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.date.submitted2021-04-07-
dc.identifier.citationBATISTA, Antonyelle Tamyris. Utilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou identificar como a ferramenta pesquisa escolar realizada na web de modo orientado poderia contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de cinética química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Cupira, localizada no Estado de Pernambuco. Para o levantamento de dados, foi desenvolvida uma sequência didática na qual se utilizou três questionários e duas atividades, cujo conteúdo estava relacionado à problemática dos aditivos alimentares presente no cotidiano dos alunos e que também promovia reflexão e conscientização quanto à saúde alimentar. As atividades foram inseridas na sequência didática que contemplava aulas teóricas acerca do conteúdo de cinética química e técnicas de como aprimorar uma boa pesquisa na internet. A ferramenta tecnológica da pesquisa escolar realizada na web foi escolhida por ser uma estratégia atrativa na contextualização do processo de ensino-aprendizagem e por fazer parte do cotidiano dos alunos de forma prazerosa, e também para proporcionar o aumento da busca da leitura de textos digitais. Na análise das atividades, buscou-se identificar a compreensão conceitual aplicada à problemática dos aditivos alimentares e, em particular, a classe dos antioxidantes. Os resultados da aplicação metodológica realizada através desta sequência didática mostraram que foi permitido trabalhar tanto as habilidades cognitivas dos alunos de forma autônoma, bem as habilidades de trabalho em equipe. Além disso, a análise de dados demonstraram que os alunos foram capazes de compreender o conteúdo de cinética através de conceitos relacionados à saúde alimentar, por meio das técnicas de pesquisa ensinadas e da prática da leitura, preparação de resumos, realização de atividades conceituais com discussões e socialização do conhecimento, que contribuíram para construção de conhecimento dos alunos e, portanto, para a melhoria do ensino e aprendizagem, inclusive, com um aumento significativo no nível de interesse dos alunos pela disciplina.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleUtilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351756P0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to identify how the school research tool carried out on the web in a guided way could contribute to the teaching and learning process of chemical kinetics. The subjects of the research were students of the 3rd year of High School in the city of Cupira, located in the interior of the State of Pernambuco. For data collection, a didactic sequence was applied through three questionnaires and two activities, the content of which was related to the problem of food additives present in students' daily life and to promote reflection and awareness of food health. The activities were inserted in the didactic sequence that contemplated theoretical classes on the content of chemical kinetics and techniques of how to improve a good research in the internet. The technological tool of the school research carried out on the web was chosen because it is an attractive strategy in the contextualization of the teaching process and to be part of the students' daily life in a pleasant way, and also to increase the search for reading digital texts. In the analysis of the activities, we aimed to identify the conceptual understanding applied to the problem of food additives and, in particular, the class of antioxidants. The results of the methodological application performed through this didactic sequence showed that it was allowed to work both the students' cognitive abilities autonomously and the teamwork skills. In addition, data analysis demonstrated that students were able to understand the kinetic content through concepts related to food health, through the taught research techniques and the practice of reading, preparing abstracts, performing conceptual activities and discussions and socialization of knowledge, which contributed to the construction of students 'knowledge and, therefore, improvement of teaching and learning, with a significant increase in the level of students' interest in the subject.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA, Antonyelle Tamyris.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons