Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Juliana Angeiras Batista da | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Antonyelle Tamyris | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T00:18:13Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T00:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Antonyelle Tamyris. Utilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39630 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou identificar como a ferramenta pesquisa escolar realizada na web de modo orientado poderia contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de cinética química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Cupira, localizada no Estado de Pernambuco. Para o levantamento de dados, foi desenvolvida uma sequência didática na qual se utilizou três questionários e duas atividades, cujo conteúdo estava relacionado à problemática dos aditivos alimentares presente no cotidiano dos alunos e que também promovia reflexão e conscientização quanto à saúde alimentar. As atividades foram inseridas na sequência didática que contemplava aulas teóricas acerca do conteúdo de cinética química e técnicas de como aprimorar uma boa pesquisa na internet. A ferramenta tecnológica da pesquisa escolar realizada na web foi escolhida por ser uma estratégia atrativa na contextualização do processo de ensino-aprendizagem e por fazer parte do cotidiano dos alunos de forma prazerosa, e também para proporcionar o aumento da busca da leitura de textos digitais. Na análise das atividades, buscou-se identificar a compreensão conceitual aplicada à problemática dos aditivos alimentares e, em particular, a classe dos antioxidantes. Os resultados da aplicação metodológica realizada através desta sequência didática mostraram que foi permitido trabalhar tanto as habilidades cognitivas dos alunos de forma autônoma, bem as habilidades de trabalho em equipe. Além disso, a análise de dados demonstraram que os alunos foram capazes de compreender o conteúdo de cinética através de conceitos relacionados à saúde alimentar, por meio das técnicas de pesquisa ensinadas e da prática da leitura, preparação de resumos, realização de atividades conceituais com discussões e socialização do conhecimento, que contribuíram para construção de conhecimento dos alunos e, portanto, para a melhoria do ensino e aprendizagem, inclusive, com um aumento significativo no nível de interesse dos alunos pela disciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 86p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.title | Utilização da web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351756P0 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to identify how the school research tool carried out on the web in a guided way could contribute to the teaching and learning process of chemical kinetics. The subjects of the research were students of the 3rd year of High School in the city of Cupira, located in the interior of the State of Pernambuco. For data collection, a didactic sequence was applied through three questionnaires and two activities, the content of which was related to the problem of food additives present in students' daily life and to promote reflection and awareness of food health. The activities were inserted in the didactic sequence that contemplated theoretical classes on the content of chemical kinetics and techniques of how to improve a good research in the internet. The technological tool of the school research carried out on the web was chosen because it is an attractive strategy in the contextualization of the teaching process and to be part of the students' daily life in a pleasant way, and also to increase the search for reading digital texts. In the analysis of the activities, we aimed to identify the conceptual understanding applied to the problem of food additives and, in particular, the class of antioxidants. The results of the methodological application performed through this didactic sequence showed that it was allowed to work both the students' cognitive abilities autonomously and the teamwork skills. In addition, data analysis demonstrated that students were able to understand the kinetic content through concepts related to food health, through the taught research techniques and the practice of reading, preparing abstracts, performing conceptual activities and discussions and socialization of knowledge, which contributed to the construction of students 'knowledge and, therefore, improvement of teaching and learning, with a significant increase in the level of students' interest in the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BATISTA, Antonyelle Tamyris.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons