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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39615
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Juliana Angeiras Batista da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Daniela Cáren Pessoa da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T02:02:40Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T02:02:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Cáren Pessoa da. Química verde e formação docente: um estudo na disciplina química analítica II da UFPE - CAA. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39615 | - |
dc.description.abstract | A Química Verde (QV) surgiu na década de 1990, nos EUA. Seus estudos têm por finalidade contribuir para o desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas. Além disso, os princípios da QV têm sido referenciais de enorme importância para combater ou amenizar os problemas ambientais ocasionados por ações humanas, contribuindo com a manutenção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, já que os saberes das Ciências Naturais, em especial os da Química, são substancialmente importantes para colaborar na prevenção dos problemas ambientais. A partir dessas observações, vemos a importância da QV ser tratada com ênfase no meio acadêmico, tornando-se uma importante ferramenta de interdisciplinaridade na formação, com destaque para a docência em química, já que possibilita a abordagem não só dos saberes dessa Ciência na indústria, mas também de temas transversais a ela inter-relacionados, tais como Meio Ambiente e Cidadania. Foi considerando a importância da QV na formação do licenciando em química que emergiu a proposta de verificarmos se as aulas experimentais de química têm abordado, de maneira ética, eficiente, perspicaz, significativa e expressiva os princípios da QV na formação docente. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar se e como as aulas de laboratório de Química Analítica II da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), estão abordando os princípios da QV na formação docente no curso de Química-Licenciatura. Neste trabalho, desenvolvido no decorrer de 2015, realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para tanto, utilizamos questionários estruturados, com questões abertas e fechadas, que foram aplicados a licenciandos que cursaram ou estavam cursando a disciplina Química Analítica II, objetivando levantar as suas concepções sobre as discussões de QV na disciplina citada. Além disso, analisamos o Projeto Político pedagógico do Curso de Química Licenciatura da UFPE CAA, a ementa de Química Analítica II, e os roteiros experimentais utilizados nas aulas de laboratório dessa disciplina. Os documentos e questionários foram tratados à luz da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os licenciandos sabem da existência QV e da sua importância na formação docente, e apesar de não ser evidente a orientação da abordagem dos seus saberes na formação do professor de química da UFPE CAA a partir dos documentos oficiais, na disciplina investigada tem se promovido com propriedade vários dos seus princípios, demonstrando a viabilidade da abordagem dos conhecimentos da QV nas aulas de laboratório, contribuindo para uma melhor formação docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química ambiental | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Química analítica | pt_BR |
dc.title | Química verde e formação docente: um estudo na disciplina química analítica II da UFPE - CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Green Chemistry (GQ) emerged in the 1990s in the US. His studies are designed to contribute to the development and application of chemical products and processes to reduce or eliminate the use and generation of hazardous substances. In addition, the principles of GQ have been extremely important benchmarks to combat or mitigate environmental problems caused by human actions, contributing to the maintenance of the environment and sustainable development, since the knowledge of the natural sciences, especially chemistry, they are substantially important in helping to prevent environmental problems. From these observations, we see the importance of GQ be treated with emphasis in academia, becoming an important interdisciplinary tool in training, especially for teachers in chemistry, because it allows the approach not only of this science knowledge in the industry but also cross-cutting themes to her interrelated, such as Environment and Citizenship. It was considering the importance of GQ in the training of licensing in chemistry that emerged the proposal to verify if the chemistry experimental classes have addressed, in an ethical, efficient, insightful, meaningful and expressive principles of GQ in teacher education. Thus, this study aimed to investigate whether and how the Analytical Chemistry II laboratory classes at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of the Wasteland (CAA), are addressing the principles of GQ in teacher training on the course Chemical-Degree. In this work, developed during 2015, we conducted a case study with a qualitative approach. To do so, we use structured questionnaires, with open and closed questions, which were applied to undergraduates who attended or were attending the Analytical Chemistry II discipline, aiming to raise their views on the GQ of discussions in the aforementioned discipline. In addition, we analyze the political-pedagogical project of the Chemistry Degree-of-UFPE CAA course, the menu of Analytical Chemistry II, and experimental scripts used in the labs of this discipline. Documents and questionnaires were treated in the light of the content analysis. The results demonstrate that the licensees know of the existence GQ and its importance in teacher training, and although the direction of approach to their knowledge in the formation of UFPE-CAA chemistry professor from the official documents are not clear, the discipline investigated It has been promoted properly several of its principles, demonstrating the feasibility of the approach of knowledge of GQ in laboratory classes, contributing to better teacher training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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