Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39614
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Fabiana Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T01:39:34Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T01:39:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fabiana Marques dos. O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de físico-química a partir de aspectos ambientais. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39614 | - |
dc.description.abstract | A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Através da experimentação e seus modelos, é possível explicar de modo satisfatório, conteúdos de Química que estão presentes no cotidiano. Um exemplo disso é o estudo de parâmetros Físico-Químicos decorrentes da análise de água a partir da análise de efluentes provenientes das lavanderias do Agreste Pernambucano. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da experimentação como ferramenta facilitadora do ensino de Química, abordando os aspectos ambientais e os conceitos de Físico-Química que estão envolvidos na análise de água. O presente trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa experimental do tipo estudo de caso de natureza qualitativa. A atividade experimental proposta e aplicada na aula de laboratório de Físico-química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco propiciou a aprendizagem de aspectos ambientais ligados diretamente ao cotidiano do aluno promovendo a evolução conceitual. A partir destes resultados, pode-se inferir que de fato a experimentação e a abordagem CTSA constituem uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem; bem como, no processo de formação docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Físico-química | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Água - Análise | pt_BR |
dc.title | O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de físico-química a partir de aspectos ambientais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368445U9 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798298Z1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The experimentation can be an effective strategy for creating real problems that allows the contextualization and the stimulation of research questions. Through experimentation and their models, it is possible to explain satisfactorily, Chemistry contents that are present in everyday life. An example is the study of physical chemistry parameters resulting from the analysis of water from the effluent analysis from the dry cleaners do Agreste Pernambucano. The objective of this study was to evaluate the importance of experimentation as a facilitating tool for chemistry teaching, addressing the environmental aspects and Physical Chemistry contents that are involved in the analysis of water. This work can be characterized as an experimental research of the type case study of a qualitative nature. The proposed experimental activity and applied in the classroom course of physical chemistry laboratory's Degree in Chemistry at the Federal University of Pernambuco led learning environmental aspects linked directly to everyday student promoting conceptual evolution. From these results, we can infer that in fact the experimentation and the STSA approach is an important tool in the teaching-learning process; and, in the teacher training process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Fabiana Marques dos.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons