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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603

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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorSOUSA, Yrailma Katharine de-
dc.date.accessioned2021-04-06T00:31:30Z-
dc.date.available2021-04-06T00:31:30Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.date.submitted2021-04-05-
dc.identifier.citationSOUSA, Yrailma Katharine de. Aspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39603-
dc.description.abstractEste trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar a influência da formação em Química-Licenciatura do CAA/UFPE nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químico. Para isto, tomamos como base a lei de nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a lei de nº 9.795, regulamentada pelo decreto 4.281, que trata sobre a importância da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, com alguns discentes do curso, matriculados entre o 3º ao 10º período. Para análise dos dados, o conteúdo dos extratos das entrevistas, foi categorizado, analisado e feitas inferências de acordo com a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos mostraram que os licenciandos apresentam limitações quanto a compreensão do manejo adequado de resíduos químicos, embora tenha sido evidenciado, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto as práticas socioambientais enquanto futuros docentes.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.titleAspectos de concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química no CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4643485Y0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5pt_BR
dc.description.abstractxThis qualitative study had the objective of analyzing the influence of the Chemistry-Licentiateship degree of CAA/UFPE in the conceptions of the graduating students regarding the management of chemical residues. For this, we took as basis the law of No. 12,305 of August 2, 2010, which establishes the National Policy on Solid Waste and Law No. 9,795, regulated by Decree 4.281, which deals with the importance of Environmental Education at all stages of teaching. The methodology used consisted of semi-structured interviews, audio-taped, with some course students, enrolled between the 3rd and 10th period. In order to analyze the data, the content of the interviews extracts was categorized, analyzed and references weres made according to the proposal of content analysis of Bardin (1977). The obtained results showed that the graduating students present limitations in the understanding of the adequate management of chemical residues, although some characteristics have been evidenced in the speeches of some students, which refer to the relations between the experimental classes of the course and the management of residues, as well as the reflection on socio environmental practices as future teachers.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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