Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39600

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Laerte Leonaldo-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Elainy Nascimento de-
dc.date.accessioned2021-04-05T23:27:22Z-
dc.date.available2021-04-05T23:27:22Z-
dc.date.issued2016-01-19-
dc.date.submitted2021-04-05-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Elainy Nascimento de. Ensino de Química para surdos: desafios enfrentados pelos intérpretes educacionais de libras. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39600-
dc.description.abstractNa perspectiva da educação inclusiva a inserção do intérprete educacional de Libras é imprescindível, visto que é a partir deste profissional que o aluno surdo tem acesso às trocas de informações, às interações à língua de sinais, permitindo aos alunos ouvintes a valorização da cultura e construção da identidade surda. E aos alunos surdos por sua vez a inserção a cultura de ciências. Deste modo, o presente trabalho, consiste em identificar quais os principais desafios enfrentados pelos intérpretes de libras educacionais para o desenvolvimento de suas atividades com os alunos surdos nas aulas de química. Permitindo assim, a reflexão acerca do ensino de ciências para alunos surdos a partir do profissional tradutor/intérprete que intermedia a comunicação entre professor e estudante surdo. A presente pesquisa é uma abordagem qualitativa, desenvolvida em uma escola estadual do agreste de Pernambuco, situada na cidade de Caruaru, realizada no ano de 2015. De natureza descritiva, tendo como alvo o intérprete educacional. Para tanto, utilizou-se como percurso metodológico observações em aulas de química e o registro destas em vídeo, entrevista semiestruturada gravadas em áudio, e conversas informais. A análise dos dados segundo Bardin levou-nos a decomposição das falas buscando as relações entre estas e o aporte teórico. No decorrer da análise dos dados coletados foi evidenciado muitos desafios enfrentados pelo intérprete educacional na sua atuação em aulas de química, que por sua vez, apresenta impactos negativos na educação de estudantes surdos inseridos em salas inclusivas no sistema público educacional. Fazendo com que, exista um comprometimento da qualidade na aprendizagem para estes alunos. Outros aspectos discutidos nesse trabalho é a falta de parceria entre o intérprete educacional e o docente de química, falta de familiarização dos intérpretes educacionais frente aos conteúdos químicos, falta de signos químicos em Libras. O que ocasiona, segundo os entrevistados, a desmotivação por partes destes alunos, levando-os consequentemente ao fracasso escolar.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInterpretes para surdospt_BR
dc.titleEnsino de Química para surdos: desafios enfrentados pelos intérpretes educacionais de libras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8164156A6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4439561D3pt_BR
dc.description.abstractxFrom the perspective of inclusive education, the insertion of an educational interpreter of Libras is essential, since it is from this professional that the deaf student has access to information exchanges and interactions in the sign language that allowes the appreciation of culture and construction of deaf identity. And the deaf students turn to enter the culture of science. Thus, this study is to identify the main challenges faced by educational interpreters of Libras in the development of their activities with deaf students in chemistry classes, allowing the reflection on science education for deaf students from the professional translator/interpreter that mediates communication between teacher and deaf student. This research is a qualitative approach, developed in a public school from Caruaru City, in the state of Pernambuco, held in the year 2015. Targeting the educational interpreter. For this purpose, chemistry lessons and their recordes on video with a semi structured interview recorded in audio and informal conversations were used as methodological observations for this research. The data analysis, according to Bardin, led us to breaking down of the arguments seeking the relations between them and the theoretical framework. During the analysis of the collected data, many challenges facing the educational interpreters on their performances in chemistry classes torned evident, which has negative impacts on the education of deaf students in inclusive class rooms inserted in the educational public system, creating a decrease in the quality learning for these students. Other aspects discussed in this work are the lack of partnership between educational interpreters and chemistry teachers, the lack of familiarity of the educational front interpreters to chemical content, combined with the absence of chemical signs in Libras. What causes, according to the interviewed, the demotivation of these students, leading them accordingly to a school failure.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463529U6pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIQUEIRA, Elainy Nascimento de.pdf908,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons