Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39584
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Andrielle Cecília da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-02T00:18:41Z | - |
dc.date.available | 2021-04-02T00:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andrielle Cecília da. Contribuições do ensino por investigação através de práticas experimentais no entendimento de reações químicas no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39584 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou identificar como a experimentação investigativa pode contribuir para a compreensão do conceito de Reações Químicas. A pesquisa foi realizada com 39 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, situada no município de Bezerros - PE. A experimentação tem sido utilizada para promover a aprendizagem de conceitos químicos, no entanto, muitas vezes os alunos realizam os experimentos sem entender o que estão fazendo e sem saber explicar os fenômenos observados. Além disso, o uso do roteiro nas aulas experimentais pode contribuir para a falta de reflexão durante a realização dos experimentos, pois atua como um guia, no qual os alunos apenas seguem o que está escrito, prejudicando a associação da teoria com o fenômeno que ocorre na prática experimental. Assim, a questão problema da pesquisa se norteou em identificar se os alunos do Ensino Médio sentem dificuldades em associar a teoria com a prática e investigar como a experimentação investigativa pode contribuir para esta associação. Para que os objetivos fossem alcançados, os alunos realizaram experimentos dentro de uma perspectiva investigativa sendo gravadas as discussões surgidas durante a atividade. Além disso, foram analisados os pré-relatórios e aplicados dois questionários um antes e o outro após a realização do experimento, sendo utilizado a Análise de Conteúdo como método de análise. Os resultados mostram que a maioria dos alunos participantes nesta pesquisa nem sempre conseguem associar a teoria com a prática e que a experimentação por investigação contribuiu para a compreensão do conteúdo de Reações Químicas. Apontam também para o desenvolvimento de práticas cognitivas, pois foi identificada não apenas a aprendizagem conceitual, mas também a procedimental e atitudinal, que só foi possível devido à possibilidade de construção e reconstrução do conhecimento, que foi permitida pelas etapas envolvidas neste tipo de abordagem. Apesar dos alunos afirmarem gostar da experimentação sem roteiro, preferem ainda a experimentação com roteiro, por esta representar a zona de conforto dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Reações químicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Contribuições do ensino por investigação através de práticas experimentais no entendimento de reações químicas no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8477664Z6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to identify how the investigative experimentation can contribute to comprehension of the concept of the Chemical Reactions. The search was made with 39 students of 1º degree of high school of a public school system, located in the town of Bezerros-PE. The experimentation have been used to promote the learn of chemistry concepts, but several times the students do the experiments without understand what they are doing and without knowing explain the observed phenomena. Furthermore, the use of script in the experimentals classes can contribute to the lack of reflexions during the experiments, because act like a guide, and they only follow what is wrote, damaging the association of theory and the phenomena that occurs in the experimental practice. Thus, the search problem question was guided to identify if the high school students feel difficulties in association between theory and practice and to understand how the investigative experimentation can contribute to this association. So that the objectives were achieved, the students made experiments in a investigate perspective. It was recorded the discussions emerged during the activity, furthermore were analyzed the pre-report, and applied two questionnaires: the first before and the other after the experimentation – for this was used the Content Analysis as the analysis method. The results show that the majority of the participant students in the search not always get association between theory and practice and the experimentation by investigation contribute for the content comprehension of Chemical Reactions. They also point to the development of cognitive practices, because was identified not only the conceptual learning, but procedural and attitudinal too, that only was possible due to the possibility of construction and reconstruction of knowledge, that was permitted by the step involved in this kind of approach. Although the students have stated like of experimentation without script they still prefer with script, since it represents their comfort zone. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Andrielle Cecília da.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons