Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39583
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jeice Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T23:26:02Z | - |
dc.date.available | 2021-04-01T23:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jeice Marques dos. Abordagem de polímeros no curso de química-licenciatura utilizando a aprendizagem colaborativa: método Jigsaw. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39583 | - |
dc.description.abstract | Polímeros são macromoléculas formadas por unidades de repetição conhecidas como monômeros e apresentam diversas propriedades. Alguns apresentam em suas propriedades a maleabilidade, ou seja, a capacidade de serem moldáveis, bem como resistência mecânica e térmica. Sabe-se que materiais plásticos podem ser utilizados para tudo, ou quase tudo, sendo comercializados em uma grande variedade de formas: fibras, filmes e folhas, espumas, etc. Contudo, percebe-se que poucas pessoas conhecem suas características químicas, bem como os modos corretos de descarte desses materiais poliméricos, sendo que muitos podem ser destinados à reciclagem. Dessa forma, pensando na formação dos futuros profissionais que estão concluindo a graduação, esta pesquisa foi aplicada a uma turma do curso superior de Química-Licenciatura, do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, e teve como objetivo investigar o conhecimento dos alunos da disciplina de Educação Ambiental quanto aos conceitos, usos e tratamentos dos polímeros, em especial quanto à reciclagem, através de uma intervenção didática utilizando o método de Aprendizagem Colaborativa no formato Jigsaw. Esse método (Jigsaw) consiste em uma atividade realizada em três momentos distintos. O primeiro desses momentos é a separação dos alunos em pequenos grupos base com temas centrais (referentes aos diferentes tipos de polímeros, como polietileno, polipropileno, etc.). Posteriormente, há a divisão desses grupos base em grupos de especialistas (conceitos gerais, usos e tratamentos) de cada tema central. Após esse momento de discussão, os alunos retornam ao seu grupo base com o dever de compartilhar o conteúdo que foi aprendido nos grupos de especialistas para o seu grupo base inicial. Ao fim, todos os alunos aprenderam o conteúdo proposto, onde foram utilizados questionários/tabelas para os grupos base e de especialistas, e a partir desses materiais foram feitas as análises do método. A atividade foi realizada em 4 horas/aulas, com a participação de média de 15 alunos em cada momento do método. Após a aplicação da atividade, o objetivo geral foi alcançado e os resultados mostraram que é possível utilizar esse tipo de aprendizagem colaborativa no Ensino Superior, uma vez que se percebeu que os alunos, ao fim da atividade, demonstraram um domínio do conteúdo estudado. | pt_BR |
dc.format.extent | 107p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Polímeros | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | pt_BR |
dc.title | Abordagem de polímeros no curso de química-licenciatura utilizando a aprendizagem colaborativa: método Jigsaw. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368492Z8 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Polymers are macromolecules formed by repeating units known as monomers and they have different properties. Some polymers have as one of their properties, flexibility, i.e., the ability for them to be moldable as well as physical and thermal resistance. It is known that plastics can be used for all, or nearly all, and are commercialized in a large variety of shapes: fibers, films and sheets, foams, etc. However, it is clear that few people know its chemical characteristics and the correct ways of disposing of these polymeric materials, and many of them can be sent for recycling. Thus, thinking about the formation of future teachers, this research was applied in a class of Chemistry course of the Centro Acadêmico do Agreste of the Federal University of Pernambuco. It aimed to investigate the knowledge of the students of environmental education course about the concepts, uses and treatments of polymers, in particular with regard to recycling, through an educational intervention using the Collaborative Learning method in the Jigsaw format. This method (Jigsaw) consists of an activity carried out in three distinct phases. The first of these moments is the separation of the students in small base groups involving central themes (relating to different types of polymers such as polyethylene, polypropylene, etc.). Subsequently, there is the division of these base groups on specialist groups (general concepts, uses and treatments) of each central theme. After this moment of discussion, the students return to their base group with a duty to pass the content that has been learned in specialist groups for their original base group. At the end, all students learned the proposed content, where they were used questionnaires/tables for the base groups and specialists, and from these materials were made the analysis of the method. The activity was carried out in 4 hours/lessons, with the average participation of 15 students in each moment of the method. After application of the activity, the overall goal has been achieved and the results showed that it is possible to use this type of collaborative learning in higher education, since it was realized that the students at the end of the activity, showed a mastery of studied content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Jeice Marques dos.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons