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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39581
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-01T15:35:44Z | - |
dc.date.available | 2021-04-01T15:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-13 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira. O Design da Informação de materiais paradidáticos para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais: projeto de kit para escolas públicas do Recife-PE. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39581 | - |
dc.description | FERREIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Raquel Rodrigues Santos de Oliveira CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto, também é conhecido em citações bibliográficas por: BARRETO CAMPELLO, Silvio Romero | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Ciências Naturais no Brasil tem enfrentado grandes desafios. Na última pesquisa realizada pelo Programa Internacional para Avaliação de Alunos (PISA, 2016), o país apresentou péssimo desempenho na matéria, ficando em 63º posição no ranking entre 70 países. Para auxiliar a reverter este quadro, especialmente nos anos iniciais das escolas públicas, os materiais paradidáticos surgem como uma das alternativas. Isto porque oferecem oportunidade dos alunos operarem com símbolos, ideias, imagens e representações do conhecimento científico para organizar a realidade, tomar decisões e adotar uma posição crítica e com visão de mundo de forma mais autônoma, natural, criativa e espontânea possível. Neste contexto, o objetivo desta tese foi de analisar tais materiais disponíveis no mercado e projetar um kit com base nos princípios do Design da Informação (Infodesign), bem como na adequação aos Parâmetros Curriculares Nacionais da matéria e aos planos pedagógicos estaduais e municipais. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa documental descritiva, levantando-se e traçando-se um perfil comparativo entre 121 livros paradidáticos. Em seguida, aplicou-se uma avaliação heurística com 23 princípios do Infodesign em uma amostra de 8 livros. A partir de então, pôde-se identificar problemas informacionais e analisar seus respectivos graus de gravidade. Além disso, foram identificados 30 kits/modelos paradidáticos, dos quais foram selecionados 3 para uma pesquisa comparativa qualitativa, analisando aspectos como: projeto de embalagem, componentes e manuais/livros inclusos. Em uma próxima etapa, procedeu-se a uma pesquisa de campo, mapeando o sistema de atividades de ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais em escolas da rede pública do Recife. Os dados foram obtidos a partir de órgãos públicos e privados (IBGE, INEP, OCDE, etc.), bem como por observações não participantes sistemáticas e aplicação de entrevistas semiestruturadas em 4 turmas de 5º ano de 2 escolas selecionadas – Estadual Padre Donino e Municipal Engenho do Meio. Utilizando o quadro teórico-metodológico da Teoria da Atividade, foram identificadas contradições primárias e secundárias, apontando problemas e necessidades das escolas que resultaram em uma lista requisitos projetuais. Na última fase foi concebido e confeccionado um kit paradidático de “Matéria e Energia” (livro paradidático, caderno de exercícios, modelo experimental, slides de aulas expositivas, cartazes e CD-ROM). O projeto é apresentado como um guia na análise, produção e avaliação de materiais paradidáticos em contextos similares; bem como apresenta sugestões e recomendações que podem servir de referência para estudos acadêmicos e mercadológicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design da Informação | pt_BR |
dc.subject | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | Materiais Paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.title | O Design da Informação de materiais paradidáticos para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais : projeto de kit para escolas públicas do Recife-PE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2789458017791918 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Teaching of Natural Sciences in Brazil has faced great challenges. In the last survey conducted by the Programme for International Student Assessment (PISA, 2016), the country performed poorly on the subject, ranking 63rd among 70 countries. In order to help reversing this scenario, especially in the early years of public schools, accompanying materials appear as one of the alternatives. This is because they offer students the opportunity to operate with symbols, ideas, images and representations of scientific knowledge to organize reality, make decisions and adopt a world-view position in a more autonomous, natural, creative way and spontaneous as possible. In this framework, the objective of this thesis was to analyze such materials available in the market and to design a new kit based on the principles of Information Design (Infodesign), as well being appropriate to both the National Curricular Parameters on the subject as to the state and municipal pedagogical plans. In the first phase, a descriptive documentary research was carried out, drawing a comparative profile among 121 books. Following, a heuristic evaluation was applied with 23 principles of Infodesign in a sample of 8 books. From then on, it was possible to identify informational problems and analyze their respective degrees of severity. Besides, 30 kits and models were identified, from which 3 were selected for comparative qualitative research, analyzing aspects such as: packaging design, components and manuals or books included. In a next step, a case study field surveys was carried out, mapping the system of activities of teaching of Natural Sciences in the initial years in schools of the public network of Recife. The data were obtained from public and private agencies (IBGE, INEP, OECD, etc.), as well as by systematic non-participant observations and the application of semi-structured interviews in four classes of the 5th year of two selected schools – Estadual Padre Donino e Municipal Engenho do Meio. Using a theoretical-methodological framework of the Activity Theory, primary and secondary contradictions were identified, pointing out the problems and needs of the schools that resulted in a list of project requirements. In the last phase, an accompanying educational kit on "Matter and Energy" (accompanying book, exercise book, experimental model, slide for lectures, posters and CD-ROM) was conceived and made. The designed project is offered as a guide in the analysis, production and evaluation of accompanying didactic materials in similar contexts; as well as suggestions that can serve as a reference for academic studies and marketing. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
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