Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39576

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maciel Ramos do-
dc.date.accessioned2021-04-01T03:47:53Z-
dc.date.available2021-04-01T03:47:53Z-
dc.date.issued2016-01-15-
dc.date.submitted2021-04-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maciel Ramos do. Tecnologias da informação e comunicação, PROINFO e reflexos no ensino aprendizagem de Ciências. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39576-
dc.description.abstractAs tecnologias da informação e comunicação se encontram presentes no nosso dia-a-dia em maior ou menor grau, embora a tecnologia não seja boa ou má afeta relações entre sujeitos, sejam estes sujeitos pessoas, grupos de pessoas ou mesmo países. Assim a oferta de tecnologia e o uso consciente desta dentro de um contexto educacional pode permitir uma melhor formação de sujeitos conscientes em uma sociedade da informação, tornando-os capazes de contribuir e interagir nesta sociedade de maneira crítica e consciente. Desta forma o presente trabalho observa como a inserção destas tecnologias através do Proinfo tem contribuído para o ensino aprendizagem de ciências durante o período de 2000-2012, utilizando-se como indicador de desempenho relatórios da OECD referentes ao período proposto, caracterizando uma pesquisa explicativo do fenômeno observado. A análise destes e de outros documentos, utilizando-se de construções lógicas, permitiu ainda apontar fatores que contribuem para a atual situação do ensino aprendizagem de ciências no Brasil.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (Brasil)pt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação, PROINFO e reflexos no ensino aprendizagem de Ciências.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494421H4pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739917U6pt_BR
dc.description.abstractxInformation and communication technologies are present in our day-to-day to a greater or lesser degree, although the technology is not good or bad affect relations between subjects, people are these guys, groups of people or even countries. Thus the supply of technology and the conscious use of this within an educational context can allow for better training of conscious subjects in an information society, making them able to contribute and interact in this society in a critical and conscious way. Thus this paper looks at how the inclusion of these technologies through Proinfo has contributed to the teaching and learning of sciences during the period of 2000-2012, using as performance indicator OECD reports for the proposed period, featuring an explanatory research phenomenon observed. The analysis of these and other documents , using logical constructs also allowed to point factors contributing to the current situation of the teaching and learning of science in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO, Maciel Ramos do.pdf5,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons