Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39552

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorXAVIER, Danilo Fidel Pereira-
dc.date.accessioned2021-03-31T12:42:25Z-
dc.date.available2021-03-31T12:42:25Z-
dc.date.issued2014-07-29-
dc.date.submitted2021-03-31-
dc.identifier.citationXAVIER, Danilo Fidel Pereira. Comparação das alternativas de BRT e VLT para a mobilidade a Avenida Norte na cidade do Recife. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39552-
dc.description.abstractAtualmente no Brasil existem cidades que parecem ser mais voltadas para a circulação dos carros do que aos cidadãos propriamente ditos. Os problemas de mobilidade urbana no Brasil se repetem há anos: excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana, afetando diretamente a qualidade de vida da população. O atual padrão urbano pode ser considerado como insustentável e solucionar este problema está sendo um dos maiores desafios da contemporaneidade. A partir da apresentação deste cenário, este trabalho tem como objetivo analisar alternativas para mobilidade urbana da cidade do Recife, objeto do estudo empírico deste trabalho, mais precisamente na Avenida Norte, buscando melhorar a mobilidade urbana através do estudo sobre a possibilidade de implantação de um modal mais moderno. Com esse objetivo este trabalho visa fazer uma comparação entre as opções de Bus Rapid Transit – BRT e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT com o intuito de analisar qual desses modais é mais adequado a ser implantado no corredor da Avenida Norte, observando a realidade recifense e que esteja fundamentado nos conceitos de cidade eficiente e sustentável.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte urbano – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectServiço público – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectLocomoçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vida – Recife (PE)pt_BR
dc.titleComparação das alternativas de BRT e VLT para a mobilidade a Avenida Norte na cidade do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129150A1&tokenCaptchar=03AGdBq24WI5wN4Iw2rVp4rWZDfH3ZCWlnvtGIvj4_ZCaQd96MdIOMFOvviUQAsFnwLS2GbuG2iypq61lrODZWCsy44d2IVPQ06ngTgnY-ysDtuHuLtpw87GH_JDJyda0_K7YTgJ52gA7otmLk192A_Y2vm-VctHTZBHeIHVG0amB86KGAcQ7PIz1YarEoHbnqqVshLFcZJMoszc5INUk_Fza5Td_fvykFwv8TUAOp56wc2Jx5h0PhsYL1NnqHmhE402zRFhFdlk2U_C68pUArNJD0Rj_Banr-HkU0PVSeExyEjrYCHT2VqobtUwet8cPa_ELVVCn1O6-u7D7faDH74WvRxCV9cYo0YgPy_xYNWj3Zf48FzkYfix71fhxbvHdnuwl4d73SvWlOOfTMrnBDNhx3xfDFknvZwDNC62co10GaI3SBKaORuEUE2D8n1G43tgjRVCv8LbHSzrDZKmzAVPuKgiWbqkNOvApt_BR
dc.description.abstractxActually there are many cities in Brazil which seems to be built for the private cars more than to citizens themselves. The urban mobility problems in Brazil are repeated for years: too many vehicles on the streets, public transport deficits, slow infrastructure implementation and lack of joint activities between the same metropolitan region municipalities, directly affecting quality of life. The current urban pattern can be considered unsustainable and solve this problem is one of the greatest contemporary challenges. From the presentation of this scenario, this paper aims to analyze alternatives for the city of Recife urban mobility, empirical study object of this paper, more precisely on Avenida Norte, seeking to improve the urban mobility through a study of the possibility of a modern transport. With this goal, this paper aims to make a comparison between Bus Rapid Transit and Light Rail options, in order to analyze which of these is the most suitable to be deployed in Avenida Norte corrido, looking for Recife’s reality and which is based on the efficient and sustainable city concepts.pt_BR
dc.subject.cnpq::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XAVIER, Danillo Fidel Pereira (1).pdf13,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons