Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39552
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Danilo Fidel Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T12:42:25Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T12:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Danilo Fidel Pereira. Comparação das alternativas de BRT e VLT para a mobilidade a Avenida Norte na cidade do Recife. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39552 | - |
dc.description.abstract | Atualmente no Brasil existem cidades que parecem ser mais voltadas para a circulação dos carros do que aos cidadãos propriamente ditos. Os problemas de mobilidade urbana no Brasil se repetem há anos: excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana, afetando diretamente a qualidade de vida da população. O atual padrão urbano pode ser considerado como insustentável e solucionar este problema está sendo um dos maiores desafios da contemporaneidade. A partir da apresentação deste cenário, este trabalho tem como objetivo analisar alternativas para mobilidade urbana da cidade do Recife, objeto do estudo empírico deste trabalho, mais precisamente na Avenida Norte, buscando melhorar a mobilidade urbana através do estudo sobre a possibilidade de implantação de um modal mais moderno. Com esse objetivo este trabalho visa fazer uma comparação entre as opções de Bus Rapid Transit – BRT e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT com o intuito de analisar qual desses modais é mais adequado a ser implantado no corredor da Avenida Norte, observando a realidade recifense e que esteja fundamentado nos conceitos de cidade eficiente e sustentável. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte urbano – Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Serviço público – Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Locomoção | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida – Recife (PE) | pt_BR |
dc.title | Comparação das alternativas de BRT e VLT para a mobilidade a Avenida Norte na cidade do Recife. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129150A1&tokenCaptchar=03AGdBq24WI5wN4Iw2rVp4rWZDfH3ZCWlnvtGIvj4_ZCaQd96MdIOMFOvviUQAsFnwLS2GbuG2iypq61lrODZWCsy44d2IVPQ06ngTgnY-ysDtuHuLtpw87GH_JDJyda0_K7YTgJ52gA7otmLk192A_Y2vm-VctHTZBHeIHVG0amB86KGAcQ7PIz1YarEoHbnqqVshLFcZJMoszc5INUk_Fza5Td_fvykFwv8TUAOp56wc2Jx5h0PhsYL1NnqHmhE402zRFhFdlk2U_C68pUArNJD0Rj_Banr-HkU0PVSeExyEjrYCHT2VqobtUwet8cPa_ELVVCn1O6-u7D7faDH74WvRxCV9cYo0YgPy_xYNWj3Zf48FzkYfix71fhxbvHdnuwl4d73SvWlOOfTMrnBDNhx3xfDFknvZwDNC62co10GaI3SBKaORuEUE2D8n1G43tgjRVCv8LbHSzrDZKmzAVPuKgiWbqkNOvA | pt_BR |
dc.description.abstractx | Actually there are many cities in Brazil which seems to be built for the private cars more than to citizens themselves. The urban mobility problems in Brazil are repeated for years: too many vehicles on the streets, public transport deficits, slow infrastructure implementation and lack of joint activities between the same metropolitan region municipalities, directly affecting quality of life. The current urban pattern can be considered unsustainable and solve this problem is one of the greatest contemporary challenges. From the presentation of this scenario, this paper aims to analyze alternatives for the city of Recife urban mobility, empirical study object of this paper, more precisely on Avenida Norte, seeking to improve the urban mobility through a study of the possibility of a modern transport. With this goal, this paper aims to make a comparison between Bus Rapid Transit and Light Rail options, in order to analyze which of these is the most suitable to be deployed in Avenida Norte corrido, looking for Recife’s reality and which is based on the efficient and sustainable city concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XAVIER, Danillo Fidel Pereira (1).pdf | 13,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons