Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39544
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | GOMES, Victor Vinícius Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T01:29:05Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T01:29:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Victor Vinícius Almeida. Elaboração e validação do jogo de aventura “Desafio Ambiental” como estratégia didática para o ensino de educação ambiental e desenvolvimento da criticidade. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39544 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da elaboração e validação de um jogo didático de aventura com elementos de RPG, esse aplicado no ensino de Química, possibilitando uma compreensão e reflexão crítica para solução de problemas pertinentes a temática ambiental. O jogo foi elaborado com a ferramenta RPG Maker permitindo aprendizados no campo da Educação Ambiental trazendo situações problemas envolvendo a complexa e inequívoca relação sociedade, tecnologia, ciência e meio ambiente em que os estudantes utilitários do jogo deverão não só mobilizar os conhecimentos de Química e Educação Ambiental, mas articulá-los a outros saberes, não apenas científicos, para a tomada de decisões fundamentadas e desenvolver concomitantemente a este aprendizado o desenvolvimento de uma reflexão crítica. No jogo “Desafio Ambiental” o jogador poderá explorar um situações construídas a partir de problemas reais, onde poderá se movimentar e percorrer os cenários, analisar e buscar soluções para os problemas ambientais, vivenciar situações cotidianas, além de participar de diálogos entre os personagens. Foi observado no processo de validação que os alunos participantes da atividade puderam construir uma experiência diferenciada, e a partir de interações discursivas nas quais mobilizaram e articularam conhecimentos prévios àqueles apresentados nos diálogos e situações de jogo, ampliando sua percepção sobre a problemática e desenvolvendo a criticidade, evidenciado pela aptidão em perceberem mais de uma causa para a problemática ou pela capacidade em propor mais de uma solução para os problemas encontrados. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Química ambiental | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação do jogo de aventura “Desafio Ambiental” como estratégia didática para o ensino de educação ambiental e desenvolvimento da criticidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4360381P9 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work deals with the preparation and consolidation of a didactic game in Chemistry teaching applied understanding, critical reflection of the troubleshooting relevant environmental issues. The game was developed with the RPG Maker tool working area of Environmental Chemistry and brings problem situations involving complex and unambiguous relationship between society, technology, science and the environment in which utilities students of the game should not only mobilize the chemistry knowledge, but link them to other knowledge, not only scientific, for making informed decisions and develop concurrently with this learning to develop a critical reflection. In the game "Environmental Challenge" the player can explore situations constructed from real problems, where you can move around and go through the scenarios, analyze and find solutions to environmental problems, experience everyday situations, and the participated in dialogues with characters. It was observed in the validation process of the students participating in the activity were able to build a differentiated experience from discursive interactions in which mobilized and articulated prior knowledge to those presented in the dialogues and game situations increasing their perception of the problem and developing the criticality evidenced by fitness in realize more than one cause for the problem, the ability to offer more than one solution to the problems and understand the complexity of the issues involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES, Victor Vinícius Almeida.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons