Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39522

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Felipe Gabriel Gomes de-
dc.date.accessioned2021-03-29T20:04:34Z-
dc.date.available2021-03-29T20:04:34Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Felipe Gabriel Gomes de. Práticas informacionais no contexto do comércio informal de tapioca da cidade do Recife – PE: um diagnóstico visando à inovação inclusiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39522-
dc.description.abstractA temática desta pesquisa é a inovação inclusiva, a criação de conhecimento, produtos e serviços para promover subsistência sustentável, oportunidades e geração de renda às pessoas em estado de maior necessidade. Além disso, seu referencial teórico discorre sobre a relação estabelecida entre os conceitos de trabalho, informalidade, informação e inclusão social, e apresenta um breve histórico dos estudos sobre sujeitos informacionais. O estudo mapeia os recursos de informação e as interações com e entre esses recursos utilizados pelas pessoas que atuam no setor informal de produção e venda de tapioca da cidade do Recife – PE, na perspectiva de entender como essa comunidade desenvolve suas práticas de informação para inovar ou criar novos produtos ou serviços. Quanto aos seus objetivos, esta pesquisa é descritiva, e, quanto à abordagem do objeto, é qualitativa e quantitativa. A pesquisa insere-se no campo dos estudos de sujeitos informacionais da Ciência da Informação e sua coleta de dados foi realizada por mei o da aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com nove tapioqueiras/os que atuam na cidade do Recife e a análise desses dados baseou-se na teoria dos horizontes informacionais de Sonnenwald. Os resultados encontrados apontam que as práticas informacionais das pessoas que atuam no comércio informal de tapioca visam ao atendimento de necessidades informacionais sobre produtos (preços, qualidade, rendimento, validade, variedade, goma, recheios, embalagens, equipamentos e instalações), sobre processos (armazenamento de matérias-primas, modos de produzir, saúde e segurança alimentar, armazenamento e exposição do produto acabado, venda, atendimento ao turista, divulgação), sobre o ambiente (normas, regulamentos, exigências legais, dinâmica das instituições do entorno, calendário de eventos, articulação e incidência política, políticas públicas, previdência) e sobre gestão (controle de finanças, receitas e despesas, custos fixos e variáveis, empreendedorismo). Com vistas ao atendimento dessas necessidades, as/os tapioqueiras/os acessam recursos informacionais humanos (familiares, amigos, clientes, fornecedores, outras/os tapioqueiras/os), tecnológicos digitais e analógicos (internet, livros, revistas, televisão, Whatsapp, Google, Youtube, Facebook, Instagram), institucionais (Prefeitura, Governo do Estado, Associação, SEBRAE), e outros recursos (Jesus), de modo que os humanos são os mais acessados, enquanto os institucionais parecem ter pouca relevância no cotidiano, com exceção da Associação; há ainda o registro da oração e da fé como forma de buscar informação. De modo geral, as/os tapioqueiras/os encontram-se satisfeitos com os processos de busca e uso da informação que têm operado, mas a atuação de intermediários de informação pode contribuir para a ampliação de seu horizonte informacional e de seu potencial de inovação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectEconomia Informalpt_BR
dc.subjectPráticas Informacionaispt_BR
dc.subjectTapiocapt_BR
dc.titlePráticas informacionais no contexto do comércio informal de tapioca da cidade do Recife – PE : um diagnóstico visando à inovação inclusivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7582882809940859pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe theme of this research is inclusive innovation, the creation of knowledge, products and services to promote sustainable livelihoods, opportunities and income generation for people in greatest need. In addition, its theoretical framework discusses the relationship established between the concepts of work, informality, information and social inclusion, and presents a brief history of informational subjects studies. The study maps the information resources and the interactions with and between these resources used by people working in the informal tapioca production and sale sector of Recife - PE, in order to understand how this community develops its information practices to innovate or create new products or services. As for its objectives, this research is descriptive, and the approach to the object is qualitative and quantitative. The research is inserted in the field of studies of informational subjects of Information Science and its data collection was performed through the application of a survey and a semi-structured interview with nine tapioqueiras/os who work in the city of Recife and the analysis of these data was based on Sonnenwald's theory of informational horizons. The results show that the information practices of people working in the informal tapioca trade aims to meet informational needs about products (prices, quality, yield, validity, variety, gum, fillings, packaging, equipment and facilities), about processes (storage of raw materials, ways of producing, health and food safety, storage and exposure of the finished product, sale, tourist service, disclosure), about the environment (norms, regulations, legal requirements, dynamics of the surrounding institutions, events, articulation and political impact, public policies, social security) and management (control of finances, revenues and expenses, fixed and variable costs, entrepreneurship). In order to meet these needs, tapioqueiras/os access human information resources (family, friends, customers, suppliers, other tapioqueiras), digital and analog technological (internet, books, magazines, television, Whatsapp, Google , Youtube, Facebook, Instagram), and institutional (City Hall, State Government, Association, SEBRAE), and other resources (Jesus), so that humans are the most accessed, while institutional ones seem to have little relevance in daily life, except for the Association; there is also the record of prayer and faith as a way of seeking information. In general, tapioqueiras/os are satisfied with the processes of information search and use they have been operating, but the act of information intermediaries can contribute to the broadening of their informational horizon and their potential for innovation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Felipe Gabriel Gomes de Medeiros.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons