Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39520

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorORACIO, Eduardo Manoel Barros-
dc.date.accessioned2021-03-29T17:59:35Z-
dc.date.available2021-03-29T17:59:35Z-
dc.date.issued2018-05-28-
dc.identifier.citationORACIO, Eduardo Manoel Barros. As imagens do corpo na construção de memórias sobre moda: uma análise da Revista Vogue. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39520-
dc.description.abstractEste estudo parte da compreensão da mídia impressa como sendo uma organização discursiva, que se desdobra em relações significantes a partir da materialização da ideologia nas práticas discursivas. Tais práticas foram observadas, levando-se em conta diferentes materialidades discursivas presentes nos editoriais de moda da Vogue USA. Para analisar o corpus que integra esta pesquisa - Romeu e Julieta (2008) e a Bela e a Fera (2005) – ancoramo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de orientação pecheuxtiana, que entende o discurso não como uma simples transmissão de informações, mas como efeitos de sentido entre interlocutores, sendo sempre (re)produzido a partir de condições de produção específicas. Por isso, objetivamos pensar a imagem discursivamente nos editoriais de moda, observando como ela se estrutura enquanto discurso na sociedade de consumo. Além de analisar os modos como os editoriais de moda materializam os seus discursos através das imagens. E por fim, observar como o corpo é utilizado como materialização discursiva dessa mídia e como a moda ressignifica esse corpo em seu discurso. Desse modo, tomando o corpo enquanto objeto discursivo, entendemos que ele media a relação entre imaginário e o real, conferindo incompletude aos sentidos. Os editoriais de moda mobilizam, portanto, recursos que estão inscritos no interdiscurso, principalmente para causar efeitos de proximidade e de reconhecimento do leitor. O leitor/consumidor, assim, apreende, por meio da memória social, os sentidos que subjazem a esses editoriais. Desse modo, a imagem é compreendida como um mecanismo tanto discursivo quanto ideológico, já que é atravessada por valores simbólicos, que constroem significados para e/ou pelo sujeito.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleAs imagens do corpo na construção de memórias sobre moda : uma análise da Revista Voguept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0928351632540394pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis study of the knowledge of impressed as being discursive organization, that is unfolding in significant networks from the materialization of the ideology in the discursive practices. Such practices have been observed, being brought into contact with different materials present in the fashion editorials of Vogue USA. In order to analyze the body that integrates this research - Romeo and Juliet (2008), Beauty and Beast (2005) - we are anchored in the theoretical and methodological assumptions of the Discourse Analysis of pecheuxtian orientation, but since this is one of the interlocutors, always (re)produced from specific production conditions. Therefore, we aim to think of an image discursively in fashion editorials, observing how it behaves while making a discourse in consumer society. In addition to analyzing the modes of fashion edition of his speeches through the images. And finally, how the body is used as material for dissemination, and as a way to re-signify this body in its speech. In this way, the body as discursive object, we understand that it mediates a relation between the imaginary and the real, conferring incompleteness to the senses. Fashion editorials therefore mobilize the resources that are inscribed in the interdiscourse, emphasizing the criticism of proximity and recognition of the reader. The reader/consumer thus grasps, through social memory, the senses that underlie these editorials. In this way, an image is understood as a mechanism both discursive and ideological, since it is crossed by symbolic values, which construct meanings for and/or by the subject.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eduardo Manoel Barros Oracio.pdf3,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons