Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39505
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Alexandre Simão de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Filipe Kamargo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T16:45:31Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T16:45:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Filipe Kamargo de. O que pode uma educação sem uso?: o pensamento pós-humanista e a profanação em Giorgio Agamben. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39505 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação se debruça sobre a formação humana ocidental e os seus desafios contemporâneos em meio ao crescente desenvolvimento dos movimentos pós-humanistas e suas reflexões sobre a “natureza humana”. Visando fazer frente a essas perspectivas, profundamente marcadas por um teor excessivamente tecnologizante e racionalista, será contrastado o pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, especificamente, o estudo que toma a noção de Profanação (2009), como gesto de resistência mediante as ações dos dispositivos de controle e poder. A profanação, apresenta-se aqui, como um elemento chave para o pensamento educacional contemporâneo, abrindo espaço para o surgimento de formas de-vida capazes de superar os mecanismos de assujeitamento e idealização do humano. Trata se de uma pesquisa de cunho teórico-filosófico, que desempenha seu trabalho de análise junto a construção de uma abertura dialógica para outras possibilidades de educar, desejando possibilitar o emergir de outras experiências para o campo educacional e pedagógico. Visando isso, este trabalho se concentra em três princípios básicos de atuação (caracterizados no texto como lâmina, fio e corte). Em primeiro lugar será efetuada uma discussão dos elementos motores da formação humana ocidental, bem como uma apresentação e breve discussão do pensamento agambeniano. Para que, através disso, seja possível forjar um espaço de pensamento que fuja dos valores utilitaristas e mercadológicos dominantes na lógica ocidental. Em seguida, se apresentará uma discussão do conceito de pós-humanidade e seu emergir no meio contemporâneo, bem como os principais embates observados na sociedade e no campo da filosofia. Questões capazes de tornar compreensíveis para o leitor os elementos em disputa em meio a essa lógica. Em um terceiro plano, será apresentada a capacidade de resistência da profanação, enquanto espaço capaz de possibilitar a abertura humana ao emergir das formas de-vida capazes de experiências plenas de existência. A profanação tornasse-se central junto ao nosso debate, com sua capacidade de operar no vazio dos sujeitos e possibilitar o emergir de outros caminhos possíveis de existência. Dito isso, é preciso salientar que, o que o leitor irá encontrar aqui, não se trata de um gesto de utilização e aplicação do pensamento agambeniano de forma hermenêutica. O que se estabelece nesse espaço de debate (apoiados nas análises educacionais de Jorge Larrosa), é uma profanação de seus próprios escritos, dando a possibilidade de abrir para a educação o emergir de novos debates e saberes. Possibilitando auxiliar o campo educacional a encontrar novas possibilidades para a formação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.subject | Educação – Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O que pode uma educação sem uso? : o pensamento pós-humanista e a profanação em Giorgio Agamben. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2650161379059303 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5989326759915260 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation focuses on western human formation and its contemporary challenges, amid the growing development of post-humanist movements and their reflections on “human nature”. Aiming to face these perspectives, deeply marked by an excessively technological and rationalist content, the thinking of the philosopher Giorgio Agamben will be contrasted, specifically, the study that takes the notion of Desecration (2009), as a gesture of resistance through the actions of the control and power devices. The desecration, introduces himself here, as a key element for contemporary educational thinking, making room for the emergence of life-forms able to overcome the mechanisms of subjection and idealization of the human. It is a research theoretical-philosophical nature, that performs its analysis work in the construction of a dialogical opening for other possibilities of educating, wishing to enable the emergence of other experiences for the educational and pedagogical field. To this end, this work focuses on three basic principles of action (characterized in the text as blade, wire and cut). First, a discussion of the driving elements of Western human formation, as well as a presentation and brief discussion of the fundamental elements of agambenian thought. So that, through this, it is possible to forge a space of thought that runs away from the utilitarian and market values prevailing in Western logic. Then, a discussion of the concept of post-humanity and its emergence in the contemporary environment will be presented, as well as the main clashes observed in society and in the field of philosophy. Questions capable of making the elements in dispute understandable to the reader in the midst of this logic. In a third plan, the resilience of profanity will be presented, as a space capable of enabling human openness when emerging from life-forms capable of full experiences of existence. Profanity became central to our debate, with its ability to operate in the void of the subjects and enable the emergence of other possible paths of existence. That said, it should be noted that, what the reader will find here, it is not a gesture of using and applying Agambenian thought in a hermeneutic way. What is established in this space of debate is a desecration of his own writings (supported by Jorge Larrosa's educational analysis), giving the possibility to open up for education the emergence of new debates and knowledge. Making it possible to help the educational field to find new possibilities for the formation of subjects. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Filipe Kamargo de Santana.pdf | 925,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons