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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39448

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorCOSTA, Julio dos Santos Ferreira-
dc.date.accessioned2021-03-23T23:13:53Z-
dc.date.available2021-03-23T23:13:53Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.date.submitted2021-03-23-
dc.identifier.citationCOSTA, Julio dos Santos Ferreira. Uso do método sociométrico na organização de grupos em jogo didático de química: análise da potencialização das interações sociais. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39448-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral identificar como a constituição dos grupos impactam na frequência e qualidade da participação bem como das interações sociais e discursivas dos estudantes em um jogo didático com caráter colaborativo, a partir do uso de métodos sociométricos. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal localizada na cidade de Palmares- PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo de caso em que partir do perfil e do mapeamento das relações estabelecidas pelo método sociométrico, foi possível interpretar as implicações da forma como os grupos são constituídos na frequência das participações e qualidade das interações na superação dos desafios propostos no jogo. Como principais resultados, notou- se que é preciso no planejamento do jogo, garantir uma participação mais igualitária dos componentes do grupo a partir da descentralização das ações através da inserção de situações didáticas que propiciem de maneira intencional a discussão e negociação de significados antes do momento de expressar as respostas. As relações sociais prévias não são tão preponderantes na interação social no decorrer do jogo, visto que novas relações são estabelecidas no decorrer da partida e que a formação do grupo a partir de relações afetivas não garante uma participação efetiva dos componentes mais inibidos do grupo. Por fim observações preliminares sugeriram que as discussões se centralizam em duplas, o que acaba por excluir outros componentes do grupo.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleUso do método sociométrico na organização de grupos em jogo didático de química: análise da potencialização das interações sociais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402761Y5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to identify how the constitution of the groups impact the frequency and quality of participation as well as social and discursive interactions of students in an educational game with collaborative nature, from the use of sociometric methods. The study was conducted in a class of 9th grade of elementary school in a public school located in Palmares- PE. This is a qualitative research in the form of a case study in which from the profile and mapping of the relationships established by the sociometric method, it was possible to interpret the implications of how groups are formed in the frequency of participation and quality of interactions in overcoming the challenges posed in the game. As main results, it was noted that it takes in game planning, ensuring a more equal participation of members of the group from the decentralization of actions by inserting didactic situations that provide intentional discussion and negotiation of meanings prior to the time expressing responses. The previous social relations are not as prevalent in social interaction during the game, as new relationships are established in the course of the match and the group formation from personal relationships does not guarantee an effective participation of more inhibited members of the group. Finally preliminary observations suggested that discussions are centered in pairs, which ends up excluding other components of the group.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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