Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39438

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Carina Frota-
dc.contributor.authorANUNCIAÇÃO, Jeferson de Jesus-
dc.date.accessioned2021-03-22T15:05:58Z-
dc.date.available2021-03-22T15:05:58Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.citationANUNCIAÇÃO, Jeferson de Jesus. Uma análise do nível de maturidade da gestão do conhecimento em tic nos institutos federais de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39438-
dc.description.abstractOs Institutos Federais de Ensino (IF) são organizações multicampi que atuam em diversos níveis como ensino médio, técnico, superior e ainda promovem pós graduações, atendendo a uma população de aproximadamente 500 mil estudantes. Os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos IF são responsáveis diretos pelo fornecimento de serviços por meios computacionais para a comunidade acadêmica de que fazem parte. A melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade deve ser objetivo desses setores. Com o objetivo de investigar o nível de maturidade das práticas de gestão do conhecimento das equipes de TIC dos IF, adotou-se um modelo de avaliação que foi aplicado através de um questionário com equipes de TIC dos IF do Brasil. O modelo define os fatores de sucesso para a gestão do conhecimento em setores de TIC, são eles: tecnologia, gestão e cultura. Com a aplicação do questionário do modelo selecionado foi possível determinar o nível de maturidade em gestão de conhecimento das equipes de TIC dos institutos federais de ensino. Para complementar a robusta contribuição inicial, foi desenvolvido e aplicado um segundo questionário com dois institutos que obtiveram maior nível de maturidade objetivando obter lições aprendidas e recomendações ricas relativas às suas iniciativas de gestão do conhecimento. Por fim, este estudo propõe diretrizes para melhoria das práticas em gestão do conhecimento nos setores de TIC dos IF com base nos dois questionários aplicados e literatura disponível.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.titleUma análise do nível de maturidade da gestão do conhecimento em tic nos institutos federais de ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8554696654120908pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7752481318432762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe Federal Education Institutes (IF) are multicampi associations that operate at different levels, such as high school, technical, undergraduate and even graduate courses. These organizations serve a population of approximately 500,000 students. The Information and Communication Technology (ICT) sectors of IF are directly responsible for providing services by computer to the academic community of which they are a part. Continuous improvement in the provision of quality public services must be the objective of these sectors. In order to investigate the maturity level of the knowledge management practices of the IF 'ICT teams, an evaluation model was adopted that was applied through a questionnaire with the IF' ICT teams in Brazil. The model defines the success factors for knowledge management in ICT sectors, they are: technology, management and culture. With the application of the questionnaire of the selected model, it was possible to determine the level of maturity in knowledge management of the ICT teams of the federal educational institutes. To complement the initial contribution, a second questionnaire was developed and applied with two institutes that achieved the highest level of maturity in order to obtain lessons learned and rich recommendations regarding their knowledge management initiatives. Finally, this paper proposes proposals to improve knowledge management practices in the ICT sectors of IF based on the two science and literature questionnaires available.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jeferson de Jesus Anunciação.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons