Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39432
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WANDENESS, Adriane Pereira | - |
dc.contributor.author | ALVES, Xênia de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T14:11:49Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T14:11:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-10 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Xênia de Santana. “Águas de um rio”: uso de um aplicativo educacional como ferramenta metodológica ao ensino híbrido. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39432 | - |
dc.description.abstract | A Escola é o primeiro local onde o estudante desenvolve a capacidade de interagir constantemente com pessoas diferentes do seu círculo familiar. É nesse espaço que as aprendizagens múltiplas acontecem, e é no planejamento docente que se deve considerar a adoção das tecnologias articuladas ao modelo de educação tradicional (presencial), com uma mediação pedagógica aberta e flexível para atender as demandas oriundas da educação suportadas pelas tecnologias digitais.Uma proposta entusiamadora é associar as tecnologias digitais as metodologias educacionais tradicionais . Elas podem despertar nos estudantes a curiosidade e desejo aprender aos conteúdos diversos, de maneira interativa, não engessada. Geralmente durante o ano letivo os temas ambientais são trabalhados sob forma de projetos, com elaboração de maquetes, saídas para visitações a parques, jardins botânicos, museus. Somar o uso das tecnologias a essa abordagem ambiental diferenciada poderá resultar na aprendizagem significativa. E foi no exercício educacional diário que se percebeu uma carência de conhecimento sobre a ecologia dos rios, então foi apresentado aos estudantes um rio próximo ao convívio dos mesmos, o rio Timbó, a fim de proporcionar a aprendizagem contextualizada. Este rio se localiza na Região Metropolitana do Recife em três importantes cidades: Abreu e Lima, Igarassu e Paulista ocupando respectivamente 32,5%, 25,7% e 7,7% da superfície nesses municípios. Este trabalho evidenciou a utilização de um aplicativo educacional como suporte metodológico nos temas transversais sobre recursos hídricos que pode ser vivenciado por diferente disciplinas.O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Referência (EREM) Maestro Nelson Ferreira e objetivou avaliar aprendizagem dos estudantes do ensino médio sobre o ecossistema aquático e de transição de um rio, utilizando o modelo híbrido da sala de aula invertida e a Teoria da Aprendizagem Significativa com ênfase na aprendizagem móvel. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.title | “Águas de um rio” : uso de um aplicativo educacional como ferramenta metodológica ao ensino híbrido | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1192931093727192 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1999706116875182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The School is the first place where the student develops the ability to interact with people different from their family circle. It is in this space that multiple learning takes place, and it is not a documentary planning that should consider the adoption of articulated technologies and the traditional (presential) education model, with an open and flexible pedagogical mediation to meet as demands arising from education supported by techniques. An enthusiastic proposal is associated with digital technologies as traditional educational methods. They can arouse students' curiosity and desire to learn from diverse content in an interactive, non-cast manner. Permitted during the year in which environmental themes are designed in the form of projects, with models, discounts for visits to parks, botanical gardens, museums. Adding or using technologies with this differentiated environmental approach can lead to significant learning. And it was in the daily educational exercise that realized a lack of knowledge about the ecology of rivers, then was presented to students a river close to their living, or the Timbó river, an end to provide contextualized learning. This river is located in the metropolitan region of Recife in three major cities: Abreu and Lima, Igarassu and Paulista, occupying respectively 32.5%, 25.7% and 7.7% of the areas in these municipalities. This project was developed at the Maestro Nelson Ferreira State Reference School (EREM) and aimed at the learning of high school students. The project was designed to use an educational application to support crosscutting methods on water resources that can be experienced by different disciplines. on the aquatic ecosystem and the river transition using the inverted classroom hybrid model and the Economical Meaningful Learning Theory in mobile learning. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0134567530160247 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Xênia de Santana Alves.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons