Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Edson Gonçalves da-
dc.date.accessioned2021-03-21T19:59:38Z-
dc.date.available2021-03-21T19:59:38Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Gonçalves da. O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426-
dc.description.abstractO filósofo naturalista Epicuro considerou a morte como um líquido que se bebe ao nascer. Contudo, Santo Tomás de Aquino, como cristão, defensor da imortalidade da alma, demonstra que a morte está para a vida, porém não está para à existência. Por isso, a proposta desta pesquisa é apresentar que, para o Aquinate, não obstante o corpo cumprir seu telos em vida, ou seja, nascer, se desenvolver e morrer, a alma intelectiva que lhe dá sentido, não lhe é solidária quando se trata de beber o líquido da morte; ao contrário, subsiste e mantém consigo todas as suas faculdades. Por isso, é questionado sobre como fica o conhecimento da alma depois que ela está sem os sentidos que pertencem ao corpo. Para além disso, a busca está em demonstrar que embora desprovida dos sentidos físicos, a alma goza de plena consciência das suas potencialidades facultativas e opera usufruindo da memória intelectiva para recordar tudo que apreendeu por meio das representações imaginárias. As pesquisas realizadas demonstraram que tal possibilidade corresponde de forma afirmativa sobre a alma, além de subsistir, conhece, sabe que conhece e produz conhecimentos novos no plano espiritual. Para melhor explicar o pensamento desta pesquisa e a hipótese levantada, foi organizada em cinco partes importantes. Em sentido mais amplo, será abordado no tocante a alma os seguintes contextos: sua formação, a importante contribuição dos árabes, união com o corpo físico, conhecimento e imortalidade. Para trilhar em um caminho mais seguro e encontrar uma resposta, as principais obras estudadas são do corpus thomisticum como: A Suma Teológica e a Suma contra os Gentios, as quais foram cotejadas com outras obras dos clássicos anteriores a ele, com a qual dialogou, notadamente Aristóteles e Avicena, e comentadores diversos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274pt_BR
dc.subjectAlmapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectImortalidadept_BR
dc.titleO problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5599474136736982pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe naturalistic philosopher Epicurus has considered death as a liquid that is drunk at birth. On the other hand, St. Thomas Aquinas, as a Christian, defender of the immortality of the soul, elucidates that death is for life, but not for existence. Therefore, the purpose of this research is to present that, for Aquinate, although the body fulfills its telos in life, that is, born, develops and dies, the intellectual soul that gives it meaning is not sympathetic to it when it comes to drink the liquid of death; on the contrary, it subsists and keeps all its powers with it. Hence, it is asked how the knowledge of the soul is after it is without the senses that belong to the body. Moreover, the search is to demonstrate that although devoid of the physical senses, the soul enjoys full awareness of its facultative potentialities and operates by using the intellectual memory to remember everything it has learned through imaginary representations. Research has shown that such a possibility is in the affirmative about the soul, in addition to subsisting, knowing, knowing that it knows and producing new knowledge on the spiritual level. To better explain the thinking of this research and the hypothesis postulated, it was organized into five important parts. In a broader sense, the following contexts will be addressed with regard to the soul: its formation, the important contribution of the Arabs, union with the physical body, knowledge and immortality. In order to tread a safer path and find an answer, the main works studied are from the corpus thomisticum such as: The Theological Suma and the Suma against the Gentiles, which were collated with other works of the previous classics, with which he dialogued, notably Aristotle and Avicenna, and miscellaneous commentators.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdf931,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons