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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39421
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CABRAL FILHO, Paulo Euzébio | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Vilmar da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-21T18:48:09Z | - |
dc.date.available | 2021-03-21T18:48:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Vilmar da Silva. Revitalização de hortas escolares com plantas medicinais como cenário pedagógico. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39421 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Valéria Sandra de, também é conhecida em citações bibliográficas por: COSTA, Valéria Sandra de Oliveira | pt_BR |
dc.description.abstract | A horta escolar tem sido muito utilizada como prática pedagógica, principalmente como estratégica didática para o desenvolvimento cognitivo do educando. Considerada uma tecnologia leve por utilizar os atores da intervenção como instrumento de trabalho, promove um importante espaço de aprendizagem e abordagem interdisciplinar. O objetivo foi identificar práticas pedagógicas por meio da revitalização da horta escolar com o uso de plantas medicinais e tendo como produtos dessa prática a construção de cordéis, como forma de consolidação das aprendizagens integradas e interdisciplinar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, sob Gerência da Regional de Educação Recife Sul (GRE-Recife Sul), Pernambuco. Os conteúdos foram trabalhados a partir dos referenciais teóricos: a teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, que demonstra a importância do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem, na qual a criança sozinha não aprenderá só com o decorrer do tempo, pois precisará se envolver entre os diversos sujeitos; e de Paulo Freire, que preconiza o diálogo e a contextualização para uma aprendizagem significativa. Foi elaborado sequência didática, programada particularmente por cada educador envolvidos nas atividades, correlacionando-as de acordo com suas disciplinas. Foram aplicados questionários à comunidade escolar para saber quais as principais plantas medicinais conhecidas e de interesse, e com os educadores envolvidos nas atividades, permitindo reconhecer as práticas pedagógicas mais utilizadas, como: leitura; produção textual; reconhecimento do espaço físico; técnicas de pinturas e cálculos matemáticos. As práticas pedagógicas foram reconhecidas e selecionadas a partir das necessidades básicas das turmas, como forma de alavancar as habilidades cognitivas entre os educandos. Também foram realizadas oficinas com os educandos sobre a diferenciação entre mudas e sementes. Construção do cordel como metodologia de ensino, facilitando a assimilação dos conteúdos, a partir do envolvimento dos saberes científicos e das manifestações culturais como: poesias e rimas, despertando habilidades ao manusear as plantas curativas. Como resultados, a partir da aplicação de um questionário com a comunidade escolar foi possível identificar as quatro plantas mais conhecidas pela população e, a partir disso, estas foram escolhidas para o cultivo na horta, sendo elas: Boldo (103 citações); capim santo (66); hortelã (65) e camomila (60). Após as oficinas, os educandos puderam construir maquetes, as quais despertaram nos educandos o espírito artístico, ajudando na elaboração de desenhos e imagens que foram inseridas nos cordéis. O método de ensino alavancou a procura e o uso das plantas medicinais na comunidade e no ambiente educativo, sendo que o conhecimento popular e cientifico pode ser correlacionado durante as exposições e práticas, facilitando os educandos na assimilação das informações ligadas a tema do trabalho. Os educadores envolvidos puderam correlacionar os conteúdos curriculares com o cenário pedagógico, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e com rendimentos satisfatórios, esses rendimentos foram comprovados a partir das produções de rimas e cordel, além da participação direta e integrada dos educandos nas aulas práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Hortaliças | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.title | Revitalização de hortas escolares com plantas medicinais como cenário pedagógico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Valéria Sandra de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4629530491312780 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3740884971193945 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school garden has been widely used as a pedagogical practice, especially as a didactic strategy for the cognitive development of the student. Considered a light technology for using intervention actors as a working tool, it promotes an important learning space and interdisciplinary approach. The objective was to identify pedagogical practices through the revitalization of the school garden with the use of medicinal plants and having as products of this practice the construction of twine as a way of consolidating the integrated and interdisciplinary learning. The research was conducted at the President Arthur da Costa e Silva State School, under the management of the Recife Sul Regional Education (GRE-Recife Sul), Pernambuco. The contents were worked from the theoretical references: Lev Vygotsky's sociointeractionist theory, which demonstrates the importance of the individual with different contributing factors to the learning process, in which the child alone will not learn only over time, because it will need to be involve among the various subjects; and Paulo Freire, who advocates dialogue and contextualization for meaningful learning. Didactic sequence was elaborated, programmed particularly by each educator involved in the activities, correlating them according to their disciplines. Questionnaires were applied to the school community to know which major medicinal plants are known and of interest, and with the educators involved in the activities, allowing to recognize the most used pedagogical practices, such as: reading; text production; recognition of physical space; painting techniques and mathematical calculations. The pedagogical practices were recognized and selected based on the basic needs of the classes, as a way to leverage cognitive skills among the students. Workshops were also held with the students about the differentiation between seedlings and seeds. Construction of the string as a teaching methodology, facilitating the assimilation of contents, from the involvement of scientific knowledge and cultural manifestations such as poetry and rhymes, awakening skills when handling healing plants. As a result, from the application of a questionnaire with the school community it was possible to identify the four plants best known by the population and, from this, they were chosen for cultivation in the garden, which are: Boldo (103 citations); holy grass (66); mint (65) and chamomile (60). After the workshops, the students were able to build models, which aroused in the students the artistic spirit, helping in the elaboration of drawings and images that were inserted in the strings. The teaching method leveraged the search and use of medicinal plants in the community and in the educational environment, and popular and scientific knowledge can be correlated during exhibitions and practices, facilitating the students in the assimilation of information related to the theme of work. The educators involved were able to correlate the curriculum contents with the pedagogical setting, promoting an interdisciplinary learning and with satisfactory yields, these yields were proven from the rhyme and cordel productions, as well as the direct and integrated participation of the students in the practical classes. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2411998717256147 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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