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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39402
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PONTUAL, Virginia Pitta | - |
dc.contributor.author | PASSOS, Karla Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T17:29:14Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T17:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Karla Pereira dos. Estudo sobre a gestão da conservação do patrimônio ferroviário de Caruaru-PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39402 | - |
dc.description.abstract | A dissertação analisa questões relacionadas à gestão da conservação do patrimônio ferroviário, com foco na gestão do Conjunto Arquitetônico Ferroviário da cidade de Caruaru-PE, composto pelo prédio da estação ferroviária, pelos armazéns e pelo pátio ferroviário, que compreendem a plataforma de embarque, galpão, sítio histórico, pátio e muretas. Bem tombado pela Fundarpe em 2006, listado pelo IPHAN como patrimônio cultural ferroviário brasileiro em 2010 e classificado como Imóvel Especial de Preservação (IEP) pela lei municipal n° 5.837/2016 em 2016. Desde os primeiros conhecimentos adquiridos, evidenciou-se que esse conjunto vem sofrendo uma série de alterações arquitetônicas e urbanísticas que se tornaram processos judiciais litigiosos entre o IPHAN e a gestão municipal. Portanto, o objetivo é evidenciar os conflitos entre os atores sociais presentes na gestão da conservação desse Conjunto, qualificar a atuação desses atores frente à conservação do bem, nas gestões dos Prefeitos do município de Caruaru Tony Gel (PFL/Democratas) e José Queiroz (PDT) e identificar as perdas do Conjunto no arco temporal anterior e durante essas gestões. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Patrimônio ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Gestão da conservação | pt_BR |
dc.subject | Conflito | pt_BR |
dc.subject | Atores sociais | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a gestão da conservação do patrimônio ferroviário de Caruaru-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0835635140731798 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1014880910768142 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | The dissertation analyzes issues related to the management of the conservation of railway heritage, focusing on the management of the Railway Architectural Complex in the city of Caruaru-PE, composed of the train station building, the warehouses and the railway yard, which comprise the boarding platform, shed, historic site, patio and walls. Registered heritage by Fundarpe at 2006, listed by IPHAN as a Brazilian railway cultural heritage at 2010 and classified as a Special Preservation Property (IEP) by municipal law n° 5.837/2016 at 2016. Since the first knowledge acquired, it was evident that this complex has undergone a series of architectural and urban changes that have become litigious lawsuits between IPHAN and the municipal management. Therefore, the objective is to highlight the conflicts between the social actors present in the management of the conservation of this Complex, to qualify the performance of these actors in relation to the conservation of the heritage, in the management of the Mayors of the municipality of Caruaru Tony Gel (PFL/Democratas) e José Queiroz (PDT) and to identify the losses of the Complex in the previous temporal arc and during these managements. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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