Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEHMKUHL, Luciene-
dc.contributor.authorSILVA, Séfora Soraia da Costa e-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:35:54Z-
dc.date.available2021-03-16T23:35:54Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377-
dc.description.abstractA pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectCaicó-RNpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectElementos visuaispt_BR
dc.subjectArtesanato.pt_BR
dc.titleUma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3417055622824883pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9431333621404513pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe research deals with the visual expression of textile embroidery in Seridó potiguar, at the beginning of the 21st century, from the artifacts embroidered by Iracema Nogueira Batista. Initially, it proposes theoretical and methodological reflections and addresses the interrelationships between popular art, handicrafts and textile art today. He is dedicated to the study of the material culture of textile embroidery in Caicó-RN, to develop a micro-historical approach (REVEL, 1998) within the scope of visual arts, investigating the compositional choices evidenced in this embroidery. The lines, the surface, the colors, the volume and the light are analyzed in line with the visual elements proposed by Fayga Ostrower (2013, p. 99), visual artist, teacher and theorist of Visual Arts in Brazil. In this perspective, it deals with the contribution of the embroiderer Iracema Nogueira Batista for the consolidation of the material culture of textile embroidery in Seridó potiguar. When bringing the particularities experienced by the referred embroiderer, over his sixty years of activities with textile embroidery, thirty of them allied with academic research on embroidery, in several fields of knowledge, he dialogues with the idea of a way of life discussed by Bourriaud (2011, p. 118). The analysis of the embroidery photographs, collected considering the theory of the indicative paradigm (GINZBURG, 1986, p. 149), focuses on details found in the artifacts with textile embroidery in Caicó-RN, which may show a group logic. In this way, with the aid of documentary photography, works embroidered by Iracema Nogueira Batista, at the beginning of the 21st century, are analyzed, in which the presence of visual elements is verified, as well as a color palette with cotton threads, in line with the concept of psychic tension brought by Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). We conclude that there is a sensitive path, a poetics of peace, in a context of human dignity and freedom in the sertão of Seridó potiguar. In addition, debate on textile art and female anonymity in visual arts in Brazil, contributing to academic research in the field of Visual Arts, strengthening the memory, culture, theory and history of Brazilian art linked to textile embroidery.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons