Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39353

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorXAVIER, Anita da Conceição Duarte-
dc.date.accessioned2021-03-09T21:21:27Z-
dc.date.available2021-03-09T21:21:27Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationXAVIER, Anita da Conceição Duarte. Introdução a Óptica: uso da tecnologia contribuindo para o ensino de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39353-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido com olhar sobre óptica usando os recursos tecnológicos: Quiz e site, a fim de iniciar os estudos sobre o tema no 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Referência Nossa Senhora Auxiliadora. Retratou-se alguns conceitos, exemplos, princípios e experimentos referentes a fontes de luz, propagação da luz, princípios da propagação retilínea, da independência e da reversibilidade da luz, bem como as propriedade de absorção, refração, reflexão, difusão e dispersão, além do espectro da luz e as cores. Considerou-se a importância da avaliação diagnóstica para o processo de ensino aprendizagem. Tendo em vista a relevância de trabalhar com experimentos no Ensino Médio, compreende-se que: muitas vezes nem sempre é possível adquirir e manusear materiais de boa qualidade que possam fornecer aos estudantes um campo visual que contribua para com a imaginação do fenômeno físico. Com essa preocupação, foi desenvolvido um site para ser explorado em sala. Para isso, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica, vídeos e imagens disponíveis na internet, além de uma avaliação diagnóstica em forma de Quiz (questionário online) realizados pelos estudantes antes e após a sequência de aulas abordadas. Os dados foram submetidos à análise por gráficos gerados no Excel. Avançou-se nos conceitos referentes aos conteúdos abordados. Percebe-se que a integração entre a teoria contida no site atrelada a tecnologia e imagens áudio visuais promoveram um avanço significativo no aprendizado desses estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleIntrodução a Óptica : uso da tecnologia contribuindo para o ensino de Físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5017249823091344pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work was developed with an eye on optics using the technological resources: Quiz and website, in order to start studies on the theme in the 2nd year of High School, from the Nossa Senhora Auxiliadora Reference School. Some concepts, examples, principles and experiments related to light sources, light propagation, principles of rectilinear propagation, independence and reversibility of light were portrayed, as well as the properties of absorption, refraction, reflection, diffusion and dispersion, besides of the light spectrum and colors. The importance of diagnostic assessment for the teaching-learning process was considered. In view of the relevance of working with experiments in high school, it is understood that: it is often not always possible to acquire and handle good quality materials that can provide students with a visual field that contributes to the imagination of the physical phenomenon. With this concern in mind, a website was developed to be explored in the classroom. For this, a bibliographic search, videos and images available on the internet were used, in addition to a diagnostic evaluation in the form of a Quiz (online questionnaire) carried out by students before and after the sequence of classes covered. The data were submitted to analysis by graphs generated in Excel. Advances have been made in the concepts related to the contents covered. It is noticed that the integration between the theory contained in the website linked to technology and audio visual images promoted a significant advance in the learning of these students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anita da Conceição Duarte Xavier.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons