Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39338

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorMELLO, Sérgio Carvalho Benício de-
dc.date.accessioned2021-03-04T11:38:07Z-
dc.date.available2021-03-04T11:38:07Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationMELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Skholē e a dimensão política da educação: uma análise do seu significado no mundo grego e na visão de uma escola do movimento das chamadas "escolas democráticas". 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39338-
dc.description.abstractO que se propõe neste texto é o pensar a escola a partir do seu sentido fundante, o conceito de Skholē. Vivemos um momento que clama pela reflexão e a revisão do conceito de escola como a conhecemos na modernidade, mas mais do que isto, uma reconceituação baseada na possibilidade da escola ainda ser algo derivado do seu significado original. Existem muitas visões do que venha a ser escola na contemporaneidade, mas talvez aquela que guarda mais semelhança com o conceito original seja a ideia de escola democrática. Os conceitos de educação e escola se confundem. Porém, o conceito de educação é mais antigo. Este quando tomado em seu sentido ontológico é mais arcaico que seu semelhante, a escola. Isso se deve ao fato de seu sentido fundante ter a força criadora da arkhē. É a educação o princípio e a origem da escola e não o contrário; o seu télos. Durante muito tempo não havia escola, nem poderia haver. De posse do legado histórico, quando analisamos a origem da escola contemporânea, verificamos que seu surgimento e estabilização só foi possível quando a educação promoveu a aculturação de tudo o que é humano. Passados alguns milênios ainda resta esperança. Ao revisitar o conceito de educação, mais especificamente naquela vertente que carrega em seu DNA mais vestígios da Skholē, a educação democrática, é possível encontrar evidências de que o Skholē, como sentido fundante da escola, ainda resiste em diversas práticas. Tivemos contato com uma escola, Escola Projeto Âncora, que desafia os preceitos da Ascholia, sentido não só fundante, mas determinante do que venha a ser escola na contemporaneidade. Por meio de suas práticas democráticas, esta escola nos faz refletir sobre o que levou a humanidade a uma mudança tão drástica de postura em relação ao sentido atribuído à escola e imaginar que o conceito de Skholē não se encontra plenamente enterrado nos anais da história helênica, que enquanto existirem escolas democráticas ele jamais será um passado pretérito. Permanecerá, por conseguinte, um passado perfeito.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectModo de vidapt_BR
dc.subjectBase moralpt_BR
dc.subjectPedagogia libertáriapt_BR
dc.subjectDefinir ideiaspt_BR
dc.titleSkholē e a dimensão política da educação : uma análise do seu significado no mundo grego e na visão de uma escola do movimento das chamadas "escolas democráticas"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701427642783016pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxWhat is proposed here is the thought of school from its founding meaning, the concept of Skholē. We live a moment that calls for reflection and revision of the modern concept of school as we know it, but more than that, a reconceptualization based on the possibility of school still being something derived from its original meaning. There are many contemporary visions of what school is, but perhaps the one that bears more resemblance to the original concept is the idea of a democratic school. The concepts of education and school are often confused. However, the concept of education is older. The former, when taken in its ontological sense is more archaic than the latter. This is due to the fact that its founding sense has the creative power of arkhē. Education is the principle and origin of the school, not the other way around; it’s telos. For a long time, there was no school, nor could there be. In possession of the historical legacy, when we analyse the origin of the contemporary school, we find that its emergence and stabilization was only possible when education promoted the acculturation of everything that is human. After a few thousand years, hope remains. In revisiting the concept of education, more specifically in that strand that carries in its DNA more vestiges of Skholē, democratic education, it is possible to find evidence that Skholē, as a founding sense of the school, still resists in some practices. We had contact with a school, Escola Projeto Âncora, which defies the precepts of Ascholia, not only it’s founding meaning, but determinant of what meansschool today. Through its democratic practices, this school makes us reflect on what has led humanity to such a drastic change of attitude towardsthe meaning attributed to school today and to imagine that the concept of Skholē is not fully buried in the annals of Hellenic history; as long as it is nourished by democratic schools it will never be a past (preterite). It will therefore remain a past (perfect).pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sérgio Carvalho Benício de Mello.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons