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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39331
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Ninive Pinto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dyovany Otaviano da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T02:02:56Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T02:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dyovany Otaviano da. Avaliação da implementação do Programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco – analisando as alterações no ensino de química. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39331 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em analisar e comparar o Ensino de Química nas diferentes jornadas existentes atualmente no Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, de forma a entender como a Química é trabalhada e abordada na sala de aula em cada uma dessas jornadas. Dessa forma, será considerado o Ensino Médio Regular em Jornada Parcial (20 horas semanais) e as Escolas de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco (EREMs), que estruturaram o currículo em jornada integral (40 horas semanais) e semi-integral (32 horas semanais), de segunda a sexta feira, através do Programa de Educação Integral (PEI), baseado no Programa Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação, do Governo Federal, criado através da portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009. Considerando todos esses elementos, este trabalho objetiva responder à seguinte problemática: Será que o aumento da carga horária de ensino de química no ensino médio integral e semi-integral das Escolas de Referência resulta em uma diferença significativa para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação às Escolas da mesma rede de ensino com horário parcial? A pesquisa foi realizada em 6 escolas na cidade de Caruaru, sendo que: 2 escolas com horário parcial (20 horas semanais); 2 escolas com horário semi-integral (32 horas semanais) e 2 escolas com horário integral (40 horas semanais), conforme a GRE- Agreste Centro Norte – Caruaru. Para tanto, trabalhou-se com as dimensões da avaliação do processo de implementação; do currículo; da infraestrutura e do trabalho docente, através da análise de documentos norteadores, matriz curricular e grade de horário dos professores disponibilizada no Portal SIEPE (Sistemas de Informação da Educação de Pernambuco) e da aplicação de questionários para os alunos e entrevistas para os professores acerca das temáticas: Ensino Médio, Educação integral e Ensino de Química. De acordo, com os resultados obtidos percebeu se que a maneira como o Ensino de Química está sendo desenvolvida nas escolas de referências do estado de Pernambuco não abrange a formação como um todo do aluno, pois a formação que os alunos recebem tem como foco a preparação para o vestibular e não para a vida. Portanto, a Educação Integral vem sendo desenvolvida numa perspectiva de reforço escolar. Com relação às diferentes jornadas das escolas aqui pesquisadas o Ensino de Química ainda é transmitido de forma fragmentada, os professores trabalham numa metodologia conservadora e os conceitos são avaliados por provas que muitas vezes não avaliam aquilo que realmente o aluno precisa saber, mas se curvam diante de um estreitamento curricular causado pela influência dos enxames externos. | pt_BR |
dc.format.extent | 108p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Avaliação da implementação do Programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco – analisando as alterações no ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494416U2 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768272Y7 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study is to analyze and compare the Teaching of Chemistry in the different journeys currently existing in the Middle Regular education of the state school system in the state of Pernambuco, in order to understand how chemistry is worked out and discussed in the classroom in each of these journeys. Thus, it will be considered the Middle Regular Education in Partial Day (20 hours) and Reference schools in high school of the state of Pernambuco (EREMs), which structured the curriculum full day (40 hours per week) and half-full (32 hours per week), Monday through Friday, through the Integral Education Program (IEP), based on the Innovative School Program of the Ministry of Education, the Federal Government created by decree No. 971 of October 9, 2009 . Considering all these elements, this study aims to answer the following issues: Does the increase in chemistry teaching hours in full high school and half-full of Reference schools results in a significant difference to the teaching-learning process of students compared to schools in the same school system with part-time? The survey was conducted in six schools in the city of Caruaru, where: 2 schools with part-time (20 hours per week); 2 schools with half-full time (32 hours per week) and 2 schools with full-time (40 hours), according to the Gregorian Agreste North Center - Caruaru. To this end, it worked with the dimensions of the evaluation of the implementation process; the curriculum; infrastructure and the teaching work through the analysis of guiding documents, curriculum and teachers' time grid available on the for such SIEEPE (Information Systems of Pernambuco Education) and the use of questionnaires to students and interviews to teachers about Theme: School, integral education and Chemistry Teaching. In accordance with the results it was realized that the way the Chemistry Teaching is being developed in Pernambuco State references schools does not include the formation of the student as a whole, because the training that students receive is focused on preparation for college entrance and not for life. Therefore, the Integral Education is being developed in a tutoring perspective. Regarding the different journeys of schools surveyed here the Chemistry Teaching is also transmitted in a fragmented way, teachers work a conservative methodology and concepts are evaluated by evidence that often do not evaluate what students really need to know, but in front bow a curriculum narrowing caused by the influence of external swarms. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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