Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorSILVA, Emerson Silvestre Lima da-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:28:35Z-
dc.date.available2021-02-25T12:28:35Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson Silvestre Lima da. Corpo-trans: representação e autorrepresentação de personagens transgêneras na narrativa contemporânea brasileira. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39306-
dc.descriptionSILVA, Emerson Silvestre Lima da, também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVESTRE, Emersonpt_BR
dc.description.abstractTendo como tema central a representação de gênero e sexualidade na narrativa contemporânea brasileira, esta pesquisa teve como objetivo realizar a análise de alguns textos, a saber, Do fundo do poço se vê a lua (2010); As fantasias eletivas (2014); Segio Y. vai à América (2014); Viagem Solitária: memórias de um transexual 30 anos depois (2011); E se eu fosse puta (2016) e Contos Transantropológicos (2018), com o intuito de observar a representação e a autorrepresentação de corpos transgêneros a fim de demonstrar como o aparato ficcional do texto literário, subsidiado pela crítica transfeminista, pode contribuir para o entendimento desses corpos para além do universo ficcional. Durante a pesquisa, buscamos comparar a representação criada pelos autores cisgêneros com a autorrepresentação apresentada pelas autoras e autor transgêneros com a finalidade de apontar as diferentes nuances que se instauram na construção das personagens trans. Nesse sentido, criamos a categoria “corpo-trans” para designar as várias possibilidades de se compreender as identidades transgêneras, bem como a construção dos corpos que preenchem as páginas dos textos, nas quais as personagens analisadas apresentam, cada uma a sua maneira, diferentes inteligibilidades trans, o que reforça nossa ideia de que o fenômeno transgênero deve ser entendido a partir da complexidade que circunscreve as relações de gênero e sexualidade, evitando-se, portanto, a perspectiva que tenta categorizar o corpo-trans a partir de um modelo único e invariável. Para embasar nossa premissa, os estudos de Bento (2014), Le Breton (2016), Butler (2015), Foucault (2013) e Preciado (2014; 2015) foram imprescindíveis para se entender a construção do corpo-trans e a performatividade de gênero resultante desse processo transitório. No que se refere ao estudo da ficção, da autorrepresentação e das personagens, as contribuições de Iser (2002), de Fernandes (2016), de Klinger (2006) e de Pimentel (2011) somadas às ideias transfeministas de Jesus (2014) e Koyama (2019) figuram como estudos indispensáveis. A partir da ideia da representatividade e tendo o transfeminismo como suporte analítico, constatamos ser plausível a hipótese levantada por esta pesquisa, a de que a autorrepresentação das personagens dos textos de autoria trans apresenta padrões diferentes das personagens criadas pelos autores cisgêneros, o que se confirma durante os capítulos de análise e na conclusão deste trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPersonagens transgêneraspt_BR
dc.subjectFicção brasileirapt_BR
dc.subjectCorpo-transpt_BR
dc.subjectTransfeminismopt_BR
dc.titleCorpo-trans : representação e autorrepresentação de personagens transgêneras na narrativa contemporânea brasileirapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3373540742041854pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxTaking as its central theme the representation of gender and sexuality in contemporary Brazilian narratives, this research aimed to analyze some texts, namely, Do fundo do poço se vê a lua (2010); As fantasias eletivas (2014); Segio Y. vai à América (2014); Viagem Solitária: memórias de um transexual 30 anos depois (2011); E se eu fosse puta (2016) e Contos Transantropológicos (2018), in order to observe the representation and self-representation of transgender bodies concerning to demonstrate how the fictional apparatus of the literary text, subsidized by the transfeminist critic, can contribute to the understanding of these bodies beyond the fictional universe. During the research we seek to compare the representation created by cisgender authors to the self-representation presented by transgender authors in order to point out the different nuances that are established in the construction of trans characters. In this sense, we created the “trans-body” category to designate the various possibilities of understanding transgender identities, as well as the construction of the bodies that fill the pages of texts, in which the characters analyzed present, each in its own way, different trans intelligibility, which reinforces our idea that the transgender phenomenon must be understood from the complexity that circumscribes gender and sexuality relations, avoiding, therefore, the perspective that tries to categorize the trans-body from a single and invariable model. To support our premises, the studies of Bento (2014), Le Breton (2016), Butler (2015), Foucault (2013) and Preciado (2014; 2015) were essential to understand the construction of the trans-body and of the gender performativity as a result from this transitional process. Regardly to the study of fiction, self-representation and characters, the contributions of Iser (2002), Fernandes (2016), Klinger (2006) and Pimentel (2011) added to the transfeminist ideas of Jesus (2014) and Koyama (2019) emerged as indispensable studies. From the idea of representativeness and having transfeminism as analytical support, we found that it is plausible the hypothesis raised by this research, that the self-representation of the characters of the trans authorship texts shows different patterns of the characters created by cisgender authors, and that is confirmed during the analysis chapters and at the conclusion of this work.pt_BR
dc.description.abstractxTeniendo en cuenta el tema central la representación de género y sexualidad dentro de narrativas contemporánea brasileña, esta investigación tuvo como objetivo realizar un análisis de algunos textos, es decir, Do fundo do poço se vê a lua (2010); As fantasias eletivas (2014); Segio Y. vai à América (2014); Viagem Solitária: memórias de um transexual 30 anos depois (2011); E se eu fosse puta (2016) e Contos Transantropológicos (2018), con la intensión de observar la representación y la autor representación de cuerpos transgéneros con el fin de demonstrar cómo el aparato ficcional del texto literario, subsidiado por la crítica trans feminista, puede contribuir al entendimiento de esos cuerpos más allá del universo ficcional. Durante la investigación buscamos comparar la representación creada por los autores cisgéneros con la auto representación presentada pelas autoras e autor transgéneros con la finalidad de resaltar las diferentes matices que se involucran en la construcción de los personajes trans. En ese sentido, creamos la categoría “cuerpo-trans” para designar las varias posibilidades de comprenderse las identidades transgéneras, así como la construcción de los cuerpos que diligencian las páginas de los textos, en las cuales los personajes analizados presentan, cada uno su propia manera, diferentes inteligibilidades trans, lo que refuerza nuestra idea de que el fenómeno transgénero debe ser entendido a partir de la complejidad que circunscribe las relaciones de género de sexualidad, evitándose, por lo tanto, la perspectiva que intenta categorizar el cuerpo-trans a partir de un único modelo e invariable. Para basar nuestro premiso, los estudios de Bento (2014), Le Breton (2016), Butler (2015), Foucault (2013) e Preciado (2014; 2015) fueron esenciales para comprender la construcción del cuerpo-trans y la performatividad de género resultante de este proceso transitorio. En lo que se refiere al estudio da ficción, de la auto representación y de los personajes, las contribuciones de Iser (2002), de Fernandes (2016), de Klinger (2006) y de Pimentel (2011) sumadas a las ideas transfeministas de Jesus (2014) y Koyama (2019) figuran como estudios indispensables. A partir de la idea de la representatividad y teniendo el trans feminismo como soporte analítico, constatamos ser plausible la hipótesis levantada por esta investigación, la de que la auto representación de los personajes de los textos de autoría trans presenta padrones diferentes de los personajes creados por los autores cisgéneros, lo que se confirma durante los capítulos de análisis y la conclusión de este trabajo.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Emerson Silvestre Lima da Silva.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons