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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39301

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Carina Frota-
dc.contributor.authorAQUINO, Rogério Mangabeira Vicente de-
dc.date.accessioned2021-02-24T12:55:10Z-
dc.date.available2021-02-24T12:55:10Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationAQUINO, Rogério Mangabeira Vicente de. Uma proposta de processos para apoiar a implementação da governança corporativa em institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39301-
dc.description.abstractDurante os últimos anos, a administração pública vem buscando formas de executar uma gestão de forma transparente e eficiente. Nesse contexto, é essencial que as organizações públicas alcancem seus objetivos e promovam melhorias, além de garantirem uma posição ética e legal. Estas organizações têm buscado cada vez mais mudanças focadas nas boas práticas de governança corporativa, direcionadas por órgãos reguladores como o Tribunal de Contas da União (TCU). Esta dissertação utilizou o método de Design Science Research. Inicialmente, foi realizado um estudo da literatura sobre governança corporativa. Em seguida, foi aplicado um questionário junto a 36 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, obtendo um total de 96 respostas de participantes, com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas e lições aprendidas para melhoria da governança corporativa. Apesar da grande maioria dos IF’s estarem na fase inicial da implementação da governança, alguns foram avaliados e estão na fase aprimorado, além disso há servidores capacitados na área de gestão de cada perfil. Como principal contribuição, este trabalho propõe quatro processos que visam apoiar a implementação da governança corporativa em tais institutos. É importante ressaltar que os processos precisam ser adaptados e ajustados de acordo com as demandas, necessidades e exigências específicas de cada instituto. Os processos foram elaborados a partir de pesquisa teórica e resultados do questionário. Eles foram avaliados por meio de uma reunião online com cinco servidores do Instituto Federal Baiano. Os servidores responderam um questionário de avaliação. Como resultado foi possível considerar que os processos propostos podem contribuir para a sustentabilidade de uma boa governança corporativa, focada na efetividade, transparência e integração de informações relacionadas as atividades administrativas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipSETECpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.titleUma proposta de processos para apoiar a implementação da governança corporativa em institutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5824523223639552pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7752481318432762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxDuring the past few years, the public administration has been looking for ways to carry out management in a transparent and efficient manner. In this context, it is essential that public organizations achieve their objectives and promote improvements, in addition to guaranteeing an ethical and legal position. These organizations are increasingly looking for changes focused on good corporate governance practices, directed by regulatory bodies such as the Federal Court of Accounts (TCU). This dissertation used the Design Science Research method. Initially, a study of the literature on corporate governance was carried out. Then, a questionnaire was applied to 36 Federal Institutes of Education, Science and Technology, obtaining a total of 96 responses from participants, in order to identify the difficulties faced and lessons learned to improve corporate governance. Although the vast majority of IF's are in the initial phase of implementing governance, some have been evaluated and are in the improved phase, in addition there are trained servers in the area of management of each profile. As the main contribution, this work proposes four processes that aim to support the implementation of corporate governance in such institutes. It is important to note that the processes need to be adapted and adjusted according to the specific demands, needs and requirements of each institute. The processes were elaborated from theoretical research and questionnaire results. They were evaluated through an online meeting with five servers from the Federal Institute of Bahia. The servers answered an evaluation questionnaire. As a result, it was possible to consider that the proposed processes can contribute to the sustainability of good corporate governance, focused on effectiveness, transparency and integration of information related to the administrative activities of the Federal Institutes of Education, Science and Technology.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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