Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.authorBARBOZA, Renata Joaquina de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-24T11:35:26Z-
dc.date.available2021-02-24T11:35:26Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.identifier.citationBARBOZA, Renata Joaquina de Oliveira. Energeia: um jogo pedagógico para abordagem do conceito de energia a partir da teoria dos perfis conceituais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39293-
dc.description.abstractA prática docente deve também considerar as experiências dos estudantes fora da escola, para viabilizar a construção de conhecimentos científicos e sua aplicação em diferentes situações vivenciadas pelos estudantes. Nesta perspectiva, evidenciamos a Teoria dos Perfis Conceituais, que considera a coexistência de ideias sobre o senso comum, o saber escolar e o saber científico acerca de um mesmo conceito, que podem ser empregadas em contextos apropriados. Também destacamos os jogos pedagógicos como estratégia para favorecer a aprendizagem, ao possibilitar um ambiente motivador e com potencial de despertar o interesse e instigar a participação dos estudantes nas aulas. Neste trabalho desenvolvemos e estudamos a aplicabilidade de um jogo pedagógico intitulado Energeia, considerando as ideias da Teoria dos Perfis Conceituais, contemplando o conceito de energia em contextos de Ensino da Física e da Química. Assim, buscamos analisar o potencial do jogo Energeia para a abordagem do conceito de energia em sala de aula. Foi realizado um levantamento na literatura sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, o conceito de energia e o uso de jogos no campo educacional, e em seguida realizamos a construção do jogo pedagógico Energeia, que se constitui como um jogo de cartas que apresenta contextos envolvendo o conceito de energia. Após sua proposição, realizamos uma aplicação para validar a prática proposta. A investigação teve uma abordagem qualitativa, que envolveu dois licenciados e dois licenciandos em Química. Pedimos para que os participantes respondessem um questionário sobre todos os aspectos do jogo. Por fim, após analisarmos os dados coletados, realizamos algumas modificações no jogo para aperfeiçoar a sua dinâmica e jogabilidade. Trabalhamos com categorias a priori, buscando as relações entre elas e os dados coletados no estudo, a saber: estrutura e dinâmica do jogo, abordagem do conceito de energia, desenvolvimento de habilidades, contribuições do jogo para o ensino, aplicabilidade do jogo e percepções gerais. O jogo retrata os diferentes modos de pensar, por meio das cartas de zona, e as relações desses modos com os diferentes contextos, apresentados nas cartas e conhecidos pelos estudantes, considerando o valor pragmático, pode estimular discussões de ideias sobre o conceito no Ensino Médio e no Ensino Superior, e contribuir para a aprendizagem do conceito. A partir das considerações sobre a abordagem pluridisciplinar do conceito de energia no jogo, notamos que ele pode ser aplicado em diferentes momentos durante a aula, e pode ser utilizado nas diversas disciplinas que compõem a ciência escolar. Ainda, pode contribuir para a compreensão do conceito de energia e o desenvolvimento da socialização, no sentido de explorar as interações entre os participantes. Concluímos que o jogo pedagógico Energeia, elaborado segundo as ideias da Teoria dos Perfis Conceituais, é uma proposta lúdica com grande potencial didático para ser utilizada em sala de aula de ciências, por considerar nas discussões sobre o conceito de energia, os diversos modos de pensar e os contextos em que possuem maior valor pragmático. Como perspectivas futuras, priorizamos a aplicação do jogo pedagógico Energeia em sala de aula, em turmas do Ensino Médio e do Ensino Superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleEnergeia : um jogo pedagógico para abordagem do conceito de energia a partir da teoria dos perfis conceituaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7709319727429180pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe teaching practice must also consider the students' experiences outside of school, in order to enable the construction of scientific knowledge and its application in different situations experienced by the students. In this perspective, we highlight the Theory of Conceptual Profiles, which considers the coexistence of ideas about common sense, school knowledge and scientific knowledge about the same concept, which can be used in appropriate contexts. We also highlight pedagogic games as a strategy to favor learning, by providing a motivating environment that has the potential to arouse interest and instigate student participation in classes. In this work, we develop and study the applicability of a pedagogic game called Energeia, considering the ideas of the Theory of Conceptual Profiles, contemplating the concept of energy in Physics and Chemistry Teaching contexts. Thus, we seek to analyze the potential of the Energeia game to approach the concept of energy in the classroom. A survey was made in the literature on the Theory of Conceptual Profiles, the concept of energy and the use of games in education, and then we developed the game Energeia, which is constituted as a card game that presents contexts involving the energy concept. After we proposed the game, we asked the participants to play it. The investigation had a qualitative approach, which involved two Chemistry teachers and two pre-service Chemistry teachers. We asked the participants to answer a questionnaire about all aspects of the game. Finally, after analyzing the data collected, we made some modifications in the game to improve its dynamics and gameplay. We work with a priori categories, seeking the relationships between them and the data collected in the study, namely: game's structure and dynamics, approach to the concept of energy, development of skills, game contributions to teaching, game applicability and general perceptions. The game portrays the different ways of thinking, through the zone cards, and the relationship of these ways of thinking with the different contexts, presented in the cards and known by the students, considering the pragmatic value, can stimulate discussions of ideas about the concept in High School and in Higher Education, and contribute to the learning of the concept. From the considerations on the multidisciplinary approach to the concept of energy in the game, we realize that it can be applied at different times during the class, and can be used in the various disciplines that make up school science. Still, it can contribute to the understanding of the concept of energy and the development of socialization, in the sense of exploring the interactions between the participants. We conclude that the game Energeia, elaborated according to the ideas of the Theory of Conceptual Profiles, is a playful proposal with great didactic potential to be used in the science classroom, considering in the discussions about the concept of energy, the different ways of thinking and the contexts in which they have greater pragmatic value. As future perspectives, we prioritize the application of the pedagogic game Energeia in high school and higher education classes.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renata Joaquina de Oliveira Barboza.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons