Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39272

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Marina Assis-
dc.contributor.authorCAGLIARI, Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas-
dc.date.accessioned2021-02-23T13:35:06Z-
dc.date.available2021-02-23T13:35:06Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationCAGLIARI, Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas. Processos criativos no contexto de oficinas terapêuticas na Perspectiva do profissional de saúde mental. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39272-
dc.description.abstractOs estudos sobre a criatividade requerem o reconhecimento da dimensão estética da experiência representada por registros subjetivos e transformadores da realidade. Entende-se por criatividade o processo através do qual o sujeito transforma os limites do real por via dos sentidos que lhes são próprios, únicos, e ao mesmo tempo co-autorados pelas outridades que participam das perspectivações de ênfase antecipatória na ação criativa. A investigação proposta se configura como um estudo exploratório, de caráter ideográfico, voltada para a dinâmica criativa no contexto de oficinas terapêuticas com enfoque na experiência de um oficineiro em um serviço de Saúde Mental. Os principais aportes teóricos deste estudo são os seguintes autores: Glǎveanu, a partir da reflexão acerca dos conceitos utilizados na Teoria dos 5 A’s – ator, audiência, ação, artefato e affordance; acerca da relação euoutro e o excedente de visão proposto por Bakhtin; e Zanella e Pinheiro como autoras contemporâneas que indicam aspectos relevantes sobre a dinâmica da ação criativa e da estética. Além disso, será levantada à proposta vygtskyana sobre a afetividade presente no ato criativo, entendendo-se certa face afetivo-cognitiva, bem como, cultural-simbólica, implicada fundamentalmente na criatividade. É neste contexto que a presente dissertação tem como objetivo acessar e elaborar conceitualmente como se dá a dinâmica própria à relação eu-outro participante da ação criativa na relação do profissional de saúde mental face às outridades participantes da atividade oficineira tais como a técnica, usuários, a saúde mental e a instituição, que estarão presentes no planejamento e desenvolvimento da oficina terapêutica. A metodologia incluiu uma análise dialógica que buscou a captura das perspectivações através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o profissional planejador de oficinas terapêuticas bem como o acompanhamento de uma oficina e sua avaliação exploratória acerca da emergência do novo. Deste modo, foram analisadas as ambivalências discursivas, as tensões e os efeitos de significação gerada nos participantes ali presentes e que estavam implicadas no processo criativo, considerando três polaridades implicadas na dinâmica estéticocriativa da atividade oficineira: o ator, a técnica e as outridades. A partir desta análise, entendeu-se que os enunciados produzidos pelo psicólogo estavam focados, predominantemente, em aspectos relativos à emergência do novo que surgiu na atividade oficineira como inesperado, imprevisível, eventicidade e neutralizado, em termos de seu impacto. Deste modo, a criatividade na oficina terapêutica estaria voltada para o surgimento do novo como um fenômeno distribuído, dialógico e social composto de uma irreversibilidade no tempo, de uma afetividade e singularidade existentes no contexto da ação do profissional que se mostra diversa em cada planejamento, execução e reconstrução da oficina proposta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectRelações - interaçõespt_BR
dc.subjectÊnfase antecipatória - Outridadespt_BR
dc.subjectAção criativapt_BR
dc.subjectDinâmica criativapt_BR
dc.subjectAção criativa e estéticapt_BR
dc.titleProcessos criativos no contexto de oficinas terapêuticas na Perspectiva do profissional de saúde mentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3236942451357590pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7476389316309044pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxStudies on creativity require recognition of the aesthetic dimension of experience represented by subjective and transforming records of reality. Creativity is understood as the process through which the subject transforms the limits of reality through the senses that are their own, unique, and at the same time co-authored by other parties that participate in the perspectives of an anticipatory emphasis on creative action. The proposed investigation is configured as an exploratory study, of an ideographic character, focused on creative dynamics in the context of therapeutic workshops with a focus on the experience of a workshop worker in a Mental Health service. The main theoretical contributions of this study are the following authors: Glǎveanu, from the reflection on the concepts used in the Theory of 5 A's - actor, audience, action and affordance; about the self-other relationship and the excess of vision proposed by Bakhtin; and Zanella and Pinheiro as contemporary authors who indicate relevant aspects about the dynamics of creative action and aesthetics. In addition, it will be raised to the proposal of vygtskyana on the affectivity present in the creative act, understanding a certain affective-cognitive as well as cultural-symbolic face, fundamentally involved in creativity. It is in this context that the present dissertation aims to access and conceptually elaborate how the dynamics inherent to the I-other participant in creative action occurs in the relationship of the mental health professional vis-à-vis other participants in the workshop activity such as the technician, users, mental health and the institution, which will be present in the planning and development of the therapeutic workshop. The methodology included a dialogical analysis that sought to capture perspectives through semi-structured interviews conducted with the professional planner of therapeutic workshops, as well as the monitoring of a workshop and its exploratory evaluation about the emergence of the new. In this way, discursive ambivalences, tensions and the effects of meaning generated in the participants present and which were involved in the creative process were analyzed, considering three polarities involved in the aesthetic-creative dynamics of the workshop activity: the actor, the technique and the others . From this analysis, it was understood that the statements produced by the psychologist were predominantly focused on aspects related to the emergence of the new that emerged in the workshop activity as unexpected, unpredictable, eventful and neutralized, in terms of its impact. In this way, creativity in the therapeutic workshop would be geared towards the emergence of the new as a distributed, dialogical and social phenomenon composed of an irreversibility in time, of an affection and singularity existing in the context of the professional's action, which is different in each planning, execution and reconstruction of the proposed workshop.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jacqueline Lorrane Brugalli Chagas Cagliari.pdf1,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons