Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39243

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney Brito-
dc.contributor.authorPIRES, Cristiana Leal de Lacerda-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:33:05Z-
dc.date.available2021-02-19T14:33:05Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationPIRES, Cristiana Leal de Lacerda. Makeathons: uma crítica genética do design de artefatos ciberfísicos produzidos em hackathons-makers de prototipagem urbana. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39243-
dc.description.abstractEm meados dos anos 2000, é verificada uma quantidade significativa de maratonas de programação computacional (hackathons) que, com o encontro do universo hacker com o Movimento Maker na chegada da década de 2010, evoluíram para maratonas de prototipagem de artefatos não mais apenas digitais, mas também físicos ou híbridos ciberfísicos: as makeathons. Com o advento das makeathons e seus artefatos produzidos sob uma lógica do Design Transdisciplinar, esta dissertação filia-se a uma nova perspectiva epistemológica da Crítica Genética no estudo da relação produto-processo, procurando analisar como os processos de criação se relacionam com elementos de configuração de artefatos urbanos ciberfísicos produzidos em makeathons. Para tanto, é estudado o caso da Makeathon Fab City — maratona de prototipagem urbana realizada em 2017, procedendo-se uma identificação e análise de categorias distribuídas tanto na dimensão analítica do processo (diversidade e disciplinaridade), quanto do produto dele resultante (fabricabilidade e complexidade). Os resultados são apresentados em diagramas Kiviat, que indicam, de modo visual e comparativo, similitudes e discrepâncias auferidas nas quatro categorias analíticas anteriormente citadas, observadas em quatro artefatos produzidos por quatro equipes de projeto na maratona-objeto. Esta dissertação vem contribuir para o conhecimento e compreensão de novas abordagens metodológicas para o Design de Produto, condizentes com o colaborativismo e o nativismo digital da emergente sociedade em rede, e suas conexões neourbanísticas na interface Tecnologia & Cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHackathonpt_BR
dc.subjectMakeathonpt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectPrototipagem urbanapt_BR
dc.titleMakeathons : uma crítica genética do design de artefatos ciberfísicos produzidos em hackathons-makers de prototipagem urbanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0113326674939174pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe appearance of a significant amount of computer programming marathons (the hackathons) in the middle of the 2000’s is remarkable. Due to the mix between the hacker universe and the Maker Movement in the early 2010’s, these hackathons became marathons for prototyping not only digital artifacts, but also tangible or hybrid cyber-physical objects. The hackathons then became the makeathons, producing hybrid products through a Transdisciplinary Design method. Therefore, this thesis follows a new Genetic Criticism epistemological perspective on the studies of the process-product relation. It aims to analyze how the creation process relates to the configuration elements of cyber-physical urban artifacts produced in the makeathons. For that purpose, the chosen study case was the Makeathon Fab City — a prototyping marathon that occurred in 2017. Four analytical categories both of the process (diversity and disciplinarity) and resulting product (fabricability and complexity) were identified and analyzed, and the results were displayed on Kiviat diagrams, which indicates, visually and comparatively, similarities and discrepancies in these analytical categories. These four categories were analyzed in four different artifacts produced by four project teams at the Makeathon Fab City. This thesis contributes for the acknowledgement and understanding of new methodological approaches for Product Design, which communicate with the digital nativism of the emerging network society and it's neo-urbanistic connections of the Technology-City interface.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiana Leal de Lacerda Pires.pdf8,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons