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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39237

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorAGUIAR, Marcos Durant de-
dc.date.accessioned2021-02-18T12:34:08Z-
dc.date.available2021-02-18T12:34:08Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationAGUIAR, Marcos Durant de. A eficácia das imagens utilizadas nos livros didáticos: recorrências e novos olhares sobre a linguagem pictórica no livro de língua portuguesa dos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39237-
dc.description.abstractO presente estudo trata da linguagem pictórica no livro didático de alfabetização e letramento devido à importância desse artefato de Design da Informação na educação do Brasil e da multimodalidade, cada vez mais presente nos textos que são produzidos contemporaneamente. O objetivo do trabalho foi testar a eficácia das imagens dos exercícios de vocabulário dessas publicações cuja finalidade é a aquisição da leitura e da escrita pelas crianças nessa fase de escolarização. Para tal, adotamos a perspectiva da teoria da Semiótica Social, que aponta ser necessário compreender as imagens como um meio de significação e representação das diversas situações sociais e contextos culturais, e não apenas um modo complementar da linguagem gráfica verbal, isto é, analisar sua eficácia no contexto da multimodalidade e dos multiletramentos que são normatizados pela BNCC (2017). Trata-se de um estudo analítico e qualitativo em que 30 imagens foram analisadas graficamente pela Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leuween (2006), considerando os elementos compositivos do design de Lupton e Phillips (2015) e as metafunções da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday e Mathiessen (apud FUZER; CABRAL, 2014). Posteriormente, essas imagens tiveram sua compreensão testada por crianças (entre 7 e 9 anos) do 2º ano do Ensino Fundamental (ano final da alfabetização) de duas formas: no contexto do livro e isoladamente. Os resultados apontaram que esses signos são sempre motivados por seus criadores (codificadores da informação), que interagem com seus consumidores (leitores e usuários da informação), denotando que suas escolhas podem não estar em sintonia com o contexto e os usos sociais do grupo em questão nem com os letramentos mais modernos. O estudo conclui ressaltando a importância da linguagem gráfica para a educação no âmbito do Design da Informação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise gráficapt_BR
dc.titleA eficácia das imagens utilizadas nos livros didáticos : recorrências e novos olhares sobre a linguagem pictórica no livro de língua portuguesa dos primeiros anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4100810411191504pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis study deals with the pictorial language in the literacy and literacy textbook due to the importance of this Information Design artifact in the education of Brazil and multimodality, which is increasingly present in texts that are produced contemporaneously. The objective of the work was to test the effectiveness of the images of the vocabulary exercises in these publications whose purpose is to acquire of reading and writing by children in this phase of schooling. To this end, we adopt the perspective of the theory of Social Semiotics, which points out that it is necessary to understand images as a means of meaning and representation of different social situations and cultural contexts, and not just a complementary way of verbal graphic language, that is, to analyze their effectiveness in the context of multimodality and multi-tools that are standardized by the BNCC (2017). This is an analytical and qualitative study in which 30 images were analyzed graphically by the Grammar of Visual Design (GVD), by Kress and van Leuween (2006), considering the compositional elements of Lupton and Phillips (2015) design and the metafunctions the Systemic-Functional Grammar (SFG), by Halliday and Mathiessen (apud FUZER; CABRAL, 2014). Subsequently, these images were tested for understanding by children (between 7 and 9 years old) from the 2nd year of elementary school (final year of literacy) in two ways: in the context of the book and in isolation. The results showed that these signs are always motivated by their creators (information encoders), who interact with their consumers (readers and users of information), showing that their choices may not be in line with the context and social uses of the group in question or even the most modern literacies. The study concludes by emphasizing the importance of graphic language for education in the scope of Information Design.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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