Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Virgínia Pereira-
dc.contributor.authorSANTOS, Jéssica Paiva de Andrade-
dc.date.accessioned2021-02-18T12:24:21Z-
dc.date.available2021-02-18T12:24:21Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Paiva de Andrade. Identidade estampada: relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marca. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39236-
dc.description.abstractA superfície sempre foi encarada como suporte para a necessidade do homem de se expressar, atendendo não só a questões físicas e práticas, mas também às suas demandas sociais e simbólicas. Em paralelo a isso, os atributos simbólicos das marcas ganharam crescente importância no universo do branding, já que as dinâmicas de consumo são, cada vez mais, regidas por aspectos imateriais. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar a relação entre o potencial expressivo das estampas e a construção da identidade de marcas de design autoral, conectando assim esses dois universos: o das superfícies e o das marcas. Para tanto, se conduziu um estudo de casos múltiplos, em que a Detail Papelaria, a Refazenda e a Duas Design foram as marcas selecionadas para análise por terem obtido êxito ao utilizar as estampas como recurso expressivo. Nesse sentido, se adotou como principal objetivo analisar as relações semânticas existentes entre estampas de marcas de design autoral e suas respectivas identidades de marca, para assim entender o potencial do design de superfície enquanto ferramenta de comunicação. Tendo tal propósito em vista, se conduziu a pesquisa ao longo de quatro etapasmetodológicas. A primeira, de natureza teórica, empreendeu uma revisão bibliográfica a fim de identificar contribuições mútuas entre os campos do design de superfície, da linguagem visual e da identidade de marca. A segunda, de caráter exploratório, se deu a partir de uma pesquisa de campo que viabilizou o mapeamento das estratégias de marca utilizadas por cada uma das unidades escolhidas para análise. A terceira etapa, a analítica, se debruçou sobre as estampas propriamente ditas em uma análise visual guiada por uma adaptação do modelo de análise da imagem proposto por Joly (2007). Por fim, a etapa comparativa colocou em diálogo as associações semânticas identificadas na construção da identidade das marcas e os significados articulados por suas estampas. A observação desses casos disparou reflexões sobre aspectos de subjetividade, significado, identidade e diferenciação que a estampa oferece. Assim, se confirmou que, adotando a estamparia como canal de comunicação, uma marca pode ampliar os pontos de contato significativos que estabelece com o público e, desta forma, reforçar sua identidade. Portanto, a estampa tem pleno potencial de atuar como ferramenta de comunicação e construção de identidade de marca, contribuindo para criar constância, ampliar o repertório visual da marca e articular uma rede de associações importantes para seu universo conceitual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de superfíciept_BR
dc.subjectEstampapt_BR
dc.subjectLinguagem visualpt_BR
dc.subjectIdentidade de marcapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo criativopt_BR
dc.titleIdentidade estampada : relações entre o design de superfície e a construção da identidade de marcapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7024307220259621pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxSurface has always been seen as a medium for man's need to express himself, satisfying not only material issues, but also social and symbolic demands. At the same time, intangible brand attributes have been gaining more importance on branding, since consumption dynamics are increasingly defined by symbolic aspects. Aiming to connect these two subjects, the research has carried out an investigation about the relation between surface’s expressive potential and brand identity management. In light of this, a multiple case study was promoted about Detail Papelaria, Refazenda and Duas Design, brands that have succeeded on using patterns as a communication tool. Therefore, intending to understand the potential contributions surface design can make to branding, the research has adopted as its main purpose to analyse the semantic relations between authorial patterns and their respective brand identities. In this regard, the investigation development has been divided into four stages. The first one brought a theoretical approach on the subject, since a bibliographical review was undertaken to identify connections between three different fields of study: surface design, visual language and branding. The second stage was exploratorial and prompted a field research that enabled the recognition of different brand strategies used by each one of the chosen units for analysis. The third one was analytical and focused on the patterns itself, conducting a visual analysis guided by an adaptation of Joly’s model for image analysis (JOLY, 2007). Finally, the comparative stage, the last one, engaged in a dialogue among the semantic associations found out on the studied brands’s identities and the meanings raised by its patterns. Out of the observation of these cases, the research could think over aspects of subjetivity, signification, and differentiation surface has to offer. The results confirmed that using pattern as a communication tool, a brand can expand its touchpoints and, consequently, reinforce its identity. As such, pattern has potential to act as a branding tool, since it can increase brand’s constancy, expand brand’s visual repertoire and also create important mental associations for brand identity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jessica Paiva de Andrade Santos.pdf7,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons