Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39195
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRANDÃO NETO, José de Souza | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Jéssica Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T17:48:29Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T17:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Jéssica Gomes de. Caminhabilidade: um olhar sobre as influências do espaço urbano na mobilidade dos pedestres no bairro Torre, João Pessoa – PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39195 | - |
dc.description.abstract | O uso do automóvel particular é atualmente visto como antagonista nas políticas de mitigação dos efeitos negativos dos padrões de desenvolvimento urbano adotados anteriormente. Mesmo com aparente cenário contrário, as viagens a pé representam a maioria das realizadas diariamente, nas cidades brasileiras. Porém, o pedestre, em geral, não possui experiências positivas, pois os ambientes não são favoráveis a este tipo de deslocamento. Através de políticas públicas voltadas aos modais ativos é possível fomentar a mudança de paradigma da valorização dos automóveis em direção ao desenho e ocupação dos espaços públicos focado nas pessoas. Compreender os fatores que interferem na caminhabilidade e na dinâmica dos deslocamentos faz-se essencial para essa mudança. Identificou-se uma lacuna de estudos brasileiros que relacionem diretamente o uso e ocupação do solo e a forma como se apresentam ao espaço público como influenciador dos deslocamentos pedonais. Diante desta lacuna, investigou-se a hipótese de que os espaços de transição entre as esferas públicas e privadas exercem forte influência no nível de caminhabilidade local, quando comparados a fatores de infraestrutura pedonal. Buscou-se obter entendimento de algumas questões norteadoras como “Quais elementos do espaço urbanos influenciam nos deslocamentos dos pedestres?” e “Quais as percepções dos pedestres quanto a relação do espaço público e seus deslocamentos?”. Como parte da metodologia foi necessário identificar e organizar em variáveis de análises os espaços de transição e da infraestrutura pedonal, para que fosse possível compreender seus efeitos sobre a dinâmica dos deslocamentos e apropriação dos espaços públicos pelos pedestres. A aplicação de questionários com os pedestres possibilitou a coleta de dados sociodemográficos como a caracterização de aspectos preferenciais e motivacionais dos deslocamentos destes pelo bairro. O bairro Torre, recorte espacial de estudo, localiza-se na cidade de João Pessoa, que apresenta ausência de estratégias de promoção de formas de locomoção mais sustentáveis e coletivas, e se caracteriza como típica cidade média brasileira com arranjo urbano dependente do veículo particular. Dentre os resultados obtidos foi possível apreender quanto as percepções dos usuários, distintas preocupações no caminhar de homens e mulheres, como uma maior atenção com relação à integridade física e variedade nos deslocamentos das mulheres. A análise por variáveis permitiu correlações entre estas, e os resultados revelaram suas influências nos deslocamentos dos pedestres do bairro. Algumas destas variáveis se mostraram mais relevantes, de acordo com o cenário analisado. A complexidade das cidades brasileiras contemporâneas exige do poder público uma postura mais propositiva e esta pesquisa buscou contribuir na construção do conhecimento para subsidiar a atuação consciente no ambiente urbano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject | Desenho Urbano | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Pedestre | pt_BR |
dc.title | Caminhabilidade : um olhar sobre as influências do espaço urbano na mobilidade dos pedestres no bairro Torre, João Pessoa – PB | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3414569108777851 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5426551850468629 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of private cars, previously seen as a symbol of mobility, is currently seen as an antagonist in policies to mitigate the negative effects of previously adopted urban development patterns. Even with the domination of public space by automobiles, pedestrian travel represents the majority of daily trips in Brazilian cities. However, the pedestrian, in general, does not have positive experiences, as the urban environments are not favorable to this type of displacement. Throughot public policies that aims active modals, it is possible to foster a paradigm shift in the valuation of automobiles towards na urban design and occupation of public spaces focused on people. Understanding factors that interfere with walkability, the dynamics of pedestrian movements and their relationship with the urban space is essential for this paradigm shift. Within walkability studies, a gap in Brazilian studies that directly relate the use and occupation of land and the way they present themselves to the public space as an influence on pedestrian movements was identified. In the face of this gap, this study investigated the hypothesis that the transition spaces between the public and private spheres have a strong influence on the level of local walkability, when compared to factors of pedestrian infrastructure. Was sought to gain a greater understanding of some guiding questions such as “Which elements of urban space influence pedestrian movements?” and “What are the perceptions of pedestrians regarding public space and their displacements?”. As part of the methodology, it was necessary to identify and organize the transition spaces and pedestrian infrastructure in analysis variables, to understand their effect on the dynamics of displacement and appropriation of public spaces by neighborhoods users. The application of questionnaires with pedestrians enabled sociodemographic data collection such as the characterization of preferential and motivational aspects of their movements through the neighborhood. Torre neighborhood, the spatial section of this research, is located in the city of João Pessoa, which is characterized as a typical Brazilian medium city with an urban arrangement dependent on the private vehicle and has no strategies for promoting more sustainable and collective forms of mobility. Among the results obtained, it was possible to apprehend some users perceptions, specially different concerns in men and women’ walk, such as greater attention in relation to physical integrity and variety in women's displacements. The analysis by variables allowed correlations between them, and the results revealed their influences on the movement of pedestrians in the neighborhood. Some of these variables expressed more relevant, according to the scenario analyzed. The complexity of contemporary Brazilian cities requires a more purposeful posture from the public authorities and this research sought to contribute to the construction of knowledge to support conscious action in the urban environment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jéssica Gomes de Lucena.pdf | 14,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons