Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39185

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES NETO, Hugo-
dc.contributor.authorTAVARES, Anna Odara de Araujo-
dc.date.accessioned2021-02-02T15:53:12Z-
dc.date.available2021-02-02T15:53:12Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.identifier.citationTAVARES, Anna Odara de Araujo. “Tô de minissaia, não te devo nada”: vestimenta como elemento político na Marcha das Vadias Recife – PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39185-
dc.description.abstractEste trabalho é sobre a Marcha das Vadias Recife, uma das mais representativas manifestações feministas ocorridas na cidade. O objetivo principal é analisar, por meio da pesquisa etnográfica, como a Marcha das Vadias Recife (MVR) se organiza e ocupa as ruas anualmente, convertendo-se num espaço singular para determinadas formas de reinvindicação política. A Marcha é mundialmente conhecida por ser uma manifestação em que as participantes costumam usar roupas curtas e expor seus corpos parcialmente desnudados, adornos e elementos estéticos que caracterizem a ideia de "vadia". Tais elementos são transformados em críticas às moralidades e aos padrões que impactam à vida das mulheres. Entendemos aqui as vestimentas e a nudez como formas singulares de protesto, por seu poder de subversão e de ressignificação, por sua força estética e discursiva. Portanto, parte grande dos esforços analíticos passa pela apropriação dos corpos como elemento político reivindicatório (BUTLER, 2019) em um evento que coloca o corpo e a nudez no lugar central no seu conceito e realização. O trabalho de campo ocorreu nas edições de 2017, 2018 e 2019 e o empreendimento etnográfico focou na ocupação do espaço público por mulheres em um ato político, trazendo para a luta feminista ferramentas que se transformaram em características da Marcha das Vadias, como a irreverência, o deboche e a ironia (RAGO, 2013). Assim, a manifestação propõe um processo de ressignificação da ideia da vadia como forma de subverter padrões sexistas e patriarcais, dando às roupas (ou ausência dessas) um viés político.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.title“Tô de minissaia, não te devo nada” : vestimenta como elemento político na Marcha das Vadias Recife – PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863318030014027pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9993809791372280pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper is about the Marcha das Vadias Recife (movement known worldwide as SlutWalk), one of the most representative feminist manifestations that occurred in the city. The main objective is to analyze, through ethnographic research, how the Marcha das Vadias Recife (MVR) is organized and occupies the streets annually, becoming a unique space for certain forms of political claim. The March is known worldwide for being a demonstration in which the participants usually wear short clothes and expose their partially nude bodies, adornments and aesthetic elements that characterize the idea of "slut". Such elements are transformed into criticisms of the moralities and standards that impact women's lives. Here we understand clothing and nudity as unique forms of protest, for their power of subversion and reframing, for their aesthetic and discursive strength. Therefore, a large part of the analytical efforts involves the appropriation of bodies as a political claim element (BUTLER, 2019) in an event that places the body and nudity at the center of its concept and realization. The fieldwork took place in the 2017, 2018 and 2019 editions and the ethnographic enterprise focused on the occupation of public space by women in a political act, bringing to the feminist struggle tools that became characteristics of the Marcha das Vadias, such as irreverence, debauchery and irony (RAGO, 2013). Thus, the demonstration proposes a process of reframing the idea of the slut as a way of subverting sexist and patriarchal patterns, giving clothes (or their absence) a political bias.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Anna Odara de Araujo Tavares.pdf9,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons