Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39181

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Arthur Leandro Alves da-
dc.contributor.authorPEIXOTO, Wagner Rafael da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-01T12:14:29Z-
dc.date.available2021-02-01T12:14:29Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Wagner Rafael da Silva. Avaliação de estágio probatório no campus Belo Jardim do IFPE: um estudo de caso de percepção dos envolvidos. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39181-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a percepção dos servidores envolvidos, ou seja, avaliadores e avaliados, no processo de avaliação do estágio probatório no campus Belo Jardim do IFPE. Com base na bibliografia e na experiência do pesquisador, apresentou-se a hipótese da pesquisa, a qual afirma que Motivos sociodemográficos e subjetividade de critérios afetam negativamente a percepção dos servidores docentes do IFPE campus Belo Jardim, quanto ao processo de Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório. Nesta pesquisa qualitativa, a forma como os servidores percebem a avaliação por que passam durante o estágio probatório configura a variável dependente, ao passo em que todas as características de cunho demográfico (faixa etária, distância da residência para o trabalho, etc.) e todos os critérios e fatores utilizados pelo IFPE como elementos avaliativos conformam as variáveis independentes. Relizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 servidores avaliados e 7 avaliadores, buscando aferir suas percepções quanto aos fatores e critérios utilizados. Utilizando-se o método de Análise de Dados, percebeu-se que, segundo os envolvidos, a hipótese da pesquisa ficou comprovada apenas em partes, pois inferiu-se que a subjetividade dos critérios, sim, afeta negativamente essa percepção, porém o mesmo não se pode dizer com base nos dados sociodemográficos medidos. O trabalho apresenta ainda um quadro com os fatores subjetivos mais e menos notados pelos avaliandos no momento da avaliação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectEstágio probatóriopt_BR
dc.subjectServidores públicos – Avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de estágio probatório no campus Belo Jardim do IFPE : um estudo de caso de percepção dos envolvidospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7728251087697494pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986492364615941pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo trata sobre la percepción de los colaboradores involucrados, es decir, evaluadores y evaluados, en el proceso de evaluación del período de prueba en el campus Belo Jardim de IFPE. Con base en la bibliografía y la experiencia del investigador, se presentó la hipótesis de investigación, que establece que las razones sociodemográficas y la subjetividad de los criterios afectan negativamente la percepción del profesorado del campus IFPE Belo Jardim, sobre el proceso de Evaluación del Desempeño en el periodo de prueba. . En esta investigación cualitativa, la forma en que los empleados perciben la evaluación a la que se someten durante la etapa de prueba configura la variable dependiente, considerando todas las características demográficas (grupo de edad, distancia del hogar al trabajo, etc.) y todos los criterios y factores utilizados por IFPE como elementos evaluativos componen las variables independientes. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con doce colaboradores evaluados y siete evaluadores, buscando valorar sus percepciones sobre los factores y criterios utilizados. Utilizando el método de Análisis de Datos, se constató que, según los involucrados, la hipótesis de la investigación se comprobó solo en partes, pues se infirió que la subjetividad de los criterios sí afecta negativamente esta percepción, pero no se puede decir lo mismo basado en los datos sociodemográficos medidos. El trabajo también presenta una tabla con los factores subjetivos más y menos notados por los evaluadores en el momento de la evaluación.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wagner Rafael da Silva Peixoto.pdf2,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons