Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de-
dc.contributor.authorLIMA, Erika Cordeiro de Albuquerque dos Santos Silva-
dc.date.accessioned2021-01-27T20:29:56Z-
dc.date.available2021-01-27T20:29:56Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.citationLIMA, Erika Cordeiro de Albuquerque dos Santos Silva. A crise do sistema prisional brasileiro e a política carcerária no Estado de Pernambuco: estudo dos reflexos da decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39164-
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou os reflexos, no Estado de Pernambuco, da decisão do STF na ADPF n.º 347, que reconheceu o “estado de coisas inconstitucional” do sistema prisional brasileiro e interferiu no ciclo da política pública carcerária por determinar medidas urgentes a serem cumpridas pela União e por todos os Estados e o DF, a saber: a) a proibição do contingenciamento dos recursos do Funpen; b) a realização imediata, em todo o território nacional, de audiências de custódia, em até 24 horas da ocorrência de qualquer prisão. A decisão trouxe à tona, dentre outras questões, a postura ativista da suprema corte brasileira e a temática da judicialização de políticas públicas para a concretização de direitos fundamentais, objeto de consideração teórica no curso do estudo. A pesquisa partiu das hipóteses de que, após a decisão do STF, teria havido ampliação no número de vagas dos estabelecimentos penais do Estado de Pernambuco e redução da taxa de ocupação do sistema carcerário estadual. A metodologia empregada envolveu a abordagem qualitativa e quantitativa, com estudo de caso, estatística descritiva e levantamento e tratamento de dados oficiais, além de pesquisa bibliográfica e documental. Em relação aos resultados, concluiu-se que as determinações relativas aos repasses do Funpen e à implantação das audiências de custódia estão sendo cumpridas em Pernambuco, respeitando-se, portanto, a decisão do STF, mas que a execução dos recursos orçamentários não propiciou diferença significativa na média de vagas do sistema. No que tange às audiências de custódia, verificou-se que, após a implantação da política, deixou-se de enviar ao sistema carcerário 50,66% dos presos pela polícia, ocasionando a queda da média semestral de aumento líquido da população carcerária pernambucana de 412 para 243 detentos. Ademais, foi constatado que, a despeito da drástica redução no número de presos enviados ao sistema após o início da prática das audiências de custódia, a média da taxa de ocupação dos presídios do Estado nos três anos que antecederam à decisão do STF e nos três anos que a ela se seguiram aumentou de 251% para 300%, permanecendo, em 2019, o estado de superlotação carcerária, com índice ainda 19,5% superior ao que antecedia ao início da política.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSegurança pública - Pernambucopt_BR
dc.subjectSistema carceráriopt_BR
dc.subjectFundo Penitenciário Nacional (Brasil)pt_BR
dc.subjectAudiência de custódiapt_BR
dc.titleA crise do sistema prisional brasileiro e a política carcerária no Estado de Pernambuco : estudo dos reflexos da decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES NETO, José Mário Wanderley-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8629945301762033pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7185025416007213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research investigated the reflexes, in the State of Pernambuco, of the STF decision at ADPF nº 347, which recognized the “unconstitutional state of things” of the Brazilian prison system and interfered in the cycle of prison public policy by determining urgent measures to be taken by the Union and by all States and the Federal District, namely: a) the prohibition on the contingency of Funpen resources; b) the immediate holding of custody hearings throughout the national territory within 24 hours from the occurrence of any arrest. The decision brought to light, among other issues, the activist stance of the brazilian supreme court and the theme of judicialization of public policies for the realization of fundamental rights, object of theoretical consideration in the course of the study. The research started from the hypotheses that, after the STF decision, there would have been an increase in the number of places in penal establishments in the State of Pernambuco and a reduction in the occupation rate of the state prison system. The methodology involved qualitative and quantitative approaches, with a case study, descriptive statistics and survey and treatment of official data, beyond bibliographic and documentary research. Regarding the results, it was concluded that the determinations related to the transfers of Funpen and the implementation of custody hearings are being fulfilled in Pernambuco, respecting, therefore, the STF decision, but the execution of budgetary resources did not provide significant difference in the average number of vacancies in the system. In refference to custody hearings, it was found that, after the implementation of the policy, 50.66% of those arrested by the police stopped being sent to the prison system, causing the drop in the half-yearly average of net increase in the Pernambuco prison population from 412 to 243 inmates. In addition, it was found that, despite the drastic reduction in the number of prisoners sent to the system after the start of custody hearings, the average occupancy rate of state prisons in the three years preceding the STF decision and in the three years that followed it increased from 251% to 300%, remaining, in the year of 2019, the state of prison overcrowding, with an index even 19.5% higher than that before the beginning of the policy.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8519132753277329pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Erika Cordeiro de Albuquerque dos Santos Silva Lima.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons