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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3912
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | pt_BR |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Angela Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:17:15Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:17:15Z | |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Angela Alves de Oliveira, Maria; de Oliveira, Ramon. A Materialização da integração entre a Qualificação Profissional e a Formação geral no âmbito do PROJOVEM em Recife-PE. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3912 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou a proposta metodológica de integração entre a formação geral e a formação profissional de jovens no âmbito do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: ProJovem, tendo a rede municipal de ensino da cidade do Recife como espaço empírico de investigação. O levantamento de dados foi feito a partir de três instrumentos de pesquisa: análise documental, realizada em documentos do programa produzidos tanto em nível do governo federal como pela Secretaria Municipal de Educação; aplicação de questionários a educadores do Programa; e entrevista semi-estruturada com gestores, formadores e educadores. Os resultados evidenciaram que a integração entre a formação geral e a formação profissional, ainda que seja objetivada nos documentos norteadores do Programa, não se concretizou como um princípio pedagógico e político na prática cotidiana dos educadores, por conseguinte, no interior do ProJovem. As práticas pedagógicas, desenvolvidas no chão da escola, estão respaldadas em concepções que revelam uma nítida separação entre a formação geral e a formação para o mundo do trabalho. Esta separação tem uma maior expressão na prioridade dada pelos alunos às aulas dos arcos ocupacionais, na dicotomia entre os conhecimentos gerais e específicos e nas diversas dificuldades que se constituem impedimentos para o estabelecimento de práxis pedagógica baseada em relações de cooperação e em produções coletivas de conhecimentos. Dessa maneira, pode-se afirmar que os achados da pesquisa tendem a confirmar análises desenvolvidas por outras investigações que apontam para o aprofundamento da precarização econômica e cultural dos trabalhadores e num permanente movimento contraditório de humanização/alienação nas ações de qualificação profissional | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Integrada | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Política de Inclusão | pt_BR |
dc.subject | ProJovem | pt_BR |
dc.title | A Materialização da integração entre a Qualificação Profissional e a Formação geral no âmbito do PROJOVEM em Recife-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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