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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39115

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, José Tatiano da-
dc.date.accessioned2021-01-23T01:13:00Z-
dc.date.available2021-01-23T01:13:00Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.date.submitted2021-01-22-
dc.identifier.citationSILVA, José Tatiano da. Analogias nos livros didáticos de química do ensino médio e a correspondência em qual modelo atômico os estudantes concebem. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39115-
dc.description.abstractAs analogias estão inseridas em diversas situações do cotidiano e configuram-se numa tentativa de explicar algo para outra pessoa, ou até mesmo de entender uma nova ideia associada às informações já conhecidas. A utilização das analogias é comum em livros didáticos de Ciências, sobretudo devido à existência de inúmeros conceitos abstratos. Com efeito, a relevância das analogias no processo de ensino-aprendizagem é realçada por vários autores, embora existam algumas limitações associadas ao seu uso. Este trabalho teve como objetivo investigar como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio compreendem simbolicamente o átomo através de analogias, ou seja, averiguar qual modelo atômico os alunos concebem, fazendo uso do processo analógico em suas explicações conceituais. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, o qual é padronizado e composto por três perguntas subjetivas. Para amostra, foram investigados 120 estudantes de 17 escolas públicas, de 12 cidades situadas na Microrregião de Garanhuns, estado de Pernambuco. Para fundamentar as respostas dos alunos nos questionários, foram selecionados 5 livros-texto, os quais passaram por uma análise documental, como está explicado na metodologia. Os resultados da análise documental mostram que a maioria dos livros-textos do Ensino Médio apresenta a mesma ideia para o átomo, seja em termos descritivo como representativo o que configura a utilização das analogias. Quanto aos resultados coletados com os questionários aplicados aos alunos neste estudo, constatamos que o modelo atômico mais representado foi o de Rutherford, mas mesmo assim, suas representações, na maioria dos casos, não convergem com suas descrições. Nessas condições, inferimos que os alunos têm sérias confusões de ideias, no sentido de que eles explicam um tipo de modelo para átomo e desenha outro, o que sugere uma limitação cognitiva.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleAnalogias nos livros didáticos de química do ensino médio e a correspondência em qual modelo atômico os estudantes concebem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404534H4pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739917U6pt_BR
dc.description.abstractxAnalogies are inserted in several daily situations and set up in an attempt to explain something to someone else, or even to understand a new idea associated with already known information. The use of analogies is common in textbooks of sciences, mainly due to the existence of numerous abstract concepts. Indeed, the relevance of analogies in teaching-learning process is enhanced by several authors, although there are some limitations associated with their use. This study aimed to investigate how the students of the 3rd year of high school symbolically understand the atom through analogies, i.e.,.find out what atomic model the students conceive, using the analog process in its conceptual explanations. A structured questionnaire was used as data collection instruments, which is standardized and consists of three subjective questions. For sample, were investigated 120 students from 17 public schools in 12 cities located in the micro-region of Garanhuns, Pernambuco. In order to supoport the answers of the students in the questionnaires, we selected 5 textbooks, which have undergone a documentary analysis, as explained in the methodology. The results of this documental analysis show that the most high school textbooks present the same idea for the atom, either in descriptive as in representative terms, what characterize the use of analogies. Regarding to the results collected from the questionnaires applied to the students in this study, we found that the most represented atomic model was Rutherford´s model, nevertheless his representations, in the most cases, do not coincide with their descriptions. Under these conditions, we observed that the students have serious confusion of ideas, in the sense that they explain a type of model for the atom and draws another one, suggesting a cognitive limitation.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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