Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, André Menezes Marques das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rodrigo Mazulo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T16:04:18Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T16:04:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodrigo Mazulo. Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39106 | - |
dc.description.abstract | Visando aprimorar o processo de desenvolvimento de jogos, nesse caso em especial, de caráter educativo, este trabalho busca apresentar os resultados de um estudo de caso que, utilizando uma metodologia estabelecida e altamente passível de adaptação, o Design Thinking Canvas (DTC), a redefine, de modo a permitir a concepção de tais jogos. O processo se iniciou primeiro entendendo os diferentes tipos de jogos educativos e sua atual taxonomia, para em seguida partirmos para a definição de que segmento de jogos educativos seria trabalhado no projeto. Com isso em mãos, se fez necessário entender como o DTC de organiza e como ele permite a fácil edição de sua forma e conteúdo, para poder ser adaptado com maior eficácia a concepção de tais produtos. O passo seguinte foi, aplicar o DTC, com as modificações já inseridas, em uma disciplina de design de jogos educativos ministrada no departamento de design da UFPE no primeiro semestre de 2019, e analisar, do ponto de vista projetual, se as modificações na metodologia, se adequaram a criação de jogos educativos de maneira eficiente o bastante, para que tal estrutura de organização de técnicas e métodos, possa ser inserida ao repertório de canvas já existentes no DTC. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Design Thinking Canvas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Design | pt_BR |
dc.title | Intervenção na metodologia Design Thinking Canvas para a concepção de jogos de caráter educativo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALÉSSIO, Pedro Martins | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4267758133886008 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5194437042919213 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Aiming at improving the game development process, in this case especially, educational ones, this paper aims to present the results of a case study that, using an established and highly adaptable methodology, the Design Thinking Canvas (DTC), redefines it to allow the design of such games. The process began by first understanding the different types of educational games and their current taxonomy, and then moving on to defining which segment of educational games would be worked on in the project. With this in hand, it became necessary to understand how DTC organizes it and how it enables easy editing of its form and content so that it can be more effectively adapted to the design of such products. The next step was to apply the DTC, with the modifications already made, to an educational game design discipline given in the design department of UFPE in the first half of 2019, and to analyze, from a projectual point of view, if the modifications in the methodology, fit well the creation of educational games efficiently enough so that such structure of organization of techniques and methods can be inserted into the repertoire of canvases already existing in the DTC. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1937294552043178 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Mazulo Silva.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons