Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39078
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Bruno Severo | - |
dc.contributor.author | MORAIS, João Bosco Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T18:33:58Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T18:33:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, João Bosco Pereira de. Reeducando através das plantas: um estudo do cultivo de hortaliças na penitenciária feminina de Abreu e Lima - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39078 | - |
dc.description.abstract | O estado de uma pessoa em privação de liberdade lhe apresenta muitas vezes cenários desestimulantes para a construção de uma perspectiva de recomeço. Contudo, a natureza sempre surpreendente, explorada através de práticas educativas, tem a capacidade de mostrar a vida, onde não se enxerga um novo horizonte. Através do cultivo de uma horta escolar, muitas transformações puderam ser vivenciadas pelas reeducandas participantes do estudo. Esta pesquisa tem como objetivo, contribuir na reeducação de alunas da Educação de Jovens e Adultos de nível fundamental e médio, por meio do cultivo de uma horta escolar numa Penitenciária Feminina do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, dentro do formato de uma pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 48 reeducandas e 07 professores de 4 escolas prisionais, o primeiro grupo foi o público-alvo do estudo e o segundo grupo foram professores que avaliaram o produto. O estudo possibilitou o desenvolvimento de uma Cartilha. O cultivo de uma horta escolar como abordagem das práticas educativas, apresentou resultados de grande ressignificação para as reeducandas como o desejo de continuar seus estudos, especificamente das mulheres mais jovens, melhoria no convívio carcerário, disciplina escolar, senso de responsabilidade, reconquista da autoconfiança, resgate da autoestima e reconhecimento da sua dignidade. A pesquisa proporcionou não apenas um estímulo ao aprendizado através do cultivo da horta escolar, mas também, um novo olhar sobre si mesmas (reeducandas), sobre o seu entorno e sobre a vida, de modo que as transformações ainda ocorreram dentro de uma realidade pouco provável. Como exemplo dessas transformações, três, das dezesseis reeducandas que saíram, foram contratadas como jardineiras, pois além da segurança, a ressocialização também ganha destaque nesses fatos. Atualmente trabalham em empresas privadas, cultivando jardins e sonhos para seu futuro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | Reeducandas | pt_BR |
dc.title | Reeducando através das plantas : um estudo do cultivo de hortaliças na penitenciária feminina de Abreu e Lima - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7792779899547998 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6209773452103841 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The state of a person incarcerated often presents discouraging scenarios for building a perspective a new beginning. However, educational practices could show life where a new horizon cannot be seen. Through the cultivation of a school garden, many transformations could be experienced by the reeducated women participating in the study. This research aims to contribute to the re-education of students of Youth and Adult Education through the cultivation of a school garden in a Women’s Penitentiary in the State of Pernambuco. It is a qualitative research, exploratory and descriptive, in which 48 reeducators and 07 teachers from 4 prison-schools participated. The first group was the target audience of the study and the second group were teachers who evaluated the product. The study enabled the development of a booklet. The cultivation of a school garden as an approach to educational practices presented results of great resignification for reeducated women, such as the desire to continue their studies, improvement in prison life, school discipline, sense of responsibility, regaining self-confidence, rescuing their self-esteem and the recognition of their dignity. The research provided not only a stimulus to learning through the cultivation of the school garden but also a new look at themselves (reeducated), their surroundings and life. As an example of these changes, three of the sixteen reeducated women who left were hired as gardeners because, in addition to security, resocialization is also highlighted in these facts. Currently they work in private companies, cultivating gardens and dreams for their future. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Bosco Pereira de Morais.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons