Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39072

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorSILVA, Janaina Aniceto Fonsêca da-
dc.date.accessioned2021-01-19T18:39:52Z-
dc.date.available2021-01-19T18:39:52Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Janaina Aniceto Fonsêca da. Diretrizes iniciais para a cocriação de um Smart Territory: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA/UFPE). 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39072-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral propor diretrizes iniciais para a cocriação de um smart territory no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. Para alcançá-lo foi necessário dividir a coleta de dados em duas fases distintas, na primeira optou-se pelo estudo de caso qualitativo, mediante análise de conteúdo dos dados coletados em entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a dois servidores que compõem equipes de planejamento e implantação do Projeto Smart Campus da UFCG. A segunda fase foi composta pela aplicação de questionários virtuais aos atores que compõem o CCSA, tais questionários foram compostos de perguntas abertas e fechadas e analisados de forma quantitativa e qualitativa. O referencial teórico adotado englobou as temáticas ligadas aos smarts territories, Smart cities, Smart campus, inovação aberta e cocriação de valor público. A partir da análise dos resultados foi possível desenhar uma proposta de matriz com diretrizes a serem seguidas para a cocriação de um smart territory no lócus da pesquisa, ressalta-se que tal proposta pode ser adaptada a outros ambientes que possuam em sua essência os fatores característicos a um ambiente de ensino e aprendizagem, como é o caso de campi e centros universitários. Isso posto, acredita-se que o trabalho contribuiu com informações que poderão auxiliar a gestão de ambientes de ensino em busca de alcançar mudanças que impactem positivamente a vida acadêmica de seus usuários.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSmart territorypt_BR
dc.subjectSmart citypt_BR
dc.subjectSmart campuspt_BR
dc.titleDiretrizes iniciais para a cocriação de um Smart Territory : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (CCSA/UFPE)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2876575012744093pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxThe present research had as general objective to propose initial guidelines for the co-creation of a smart territory at the Center for Applied Social Sciences at the Federal University of Pernambuco. To achieve this, it was necessary to divide the data collection into two distinct phases. In the first, a qualitative case study was chosen, by analyzing the content of the data collected in semi-structured interviews, applied to two servers that make up planning teams and implementation of the UFCG Smart Campus Project. The second phase consisted of the application of virtual questionnaires to the actors that make up the CCSA, such questionnaires were composed of open and closed questions and analyzed in a quantitative and qualitative way. The theoretical framework adopted encompassed themes related to smarts territories, Smart cities, Smart campus, open innovation and co-creation of public value. From the analysis of the results it was possible to design a matrix proposal with guidelines to be followed for the co-creation of a smart territory in the research locus, it is emphasized that such proposal can be adapted to other environments that have in essence the characteristic factors to a teaching and learning environment, as is the case with campuses and university centers. That said, it is believed that the work contributed with information that may help the management of teaching environments in search of achieving changes that positively impact the academic life of its users.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaína Aniceto Fonsêca da Silva.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons