Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Eliane Veras | - |
dc.contributor.author | PINTO, Filipe Barreiros Barbosa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T18:30:35Z | - |
dc.date.available | 2021-01-13T18:30:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Filipe Barreiros Barbosa Alves. Sousândrade desafina o coro dos contentes: Uma análise dos processos de lembrança e esquecimento no cânone literário brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39066 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo desta tese é analisar os processos estético-políticos que levaram o poeta maranhense Sousândrade (1832-1902) à exclusão do cânone literário. O foco central, portanto, está nos processos e nas dinâmicas que põem em interação e conflito a memória e o esquecimento da história literária. Todo discurso sobre o cânone é compreendido, nesta perspectiva, como uma construção móvel e fluida que, a partir das relações entre cultura, política, arte, economia etc., coloca em questão o que deve ser ou não rememorado. A hipótese mais importante é que a forma de escrita de Sousândrade carregava, em boa medida, a violência e os traumas constitutivos da história do Brasil. Essa escrita traumatizada, ferida e fragmentada entrava em choque com o modo predominante de fazer literatura daquele momento no Brasil do século XIX. Como havia a pretensão de formar uma nação pela literatura, a linguagem hegemônica era a da inteireza, a da unidade. Para melhor entender essa hipótese e investigar a questão central, valho-me de um exame da trajetória biográfica do autor - apontando suas ambiguidades e ambivalências -, de uma análise literária da sua principal obra, "O Guesa", de obras de autores consagrados (como forma de estabelecer comparações) e, por fim, de uma pesquisa sobre a crítica literária que se debruçou sobre seus escritos. Para escrever a tese, realizei um estudo bibliográficoabrangente, que perpassou diferentes áreas. Além disso, foi fundamental o método da crítica literária, tal como descrito por Antonio Candido, preocupado em perceber as relações indissociáveis entre arte e política - algo relevante para atingir o objetivo estabelecido. Ao finalizar, proponho um modo de investigar a história da literatura que esteja preocupado com o que foi esquecido, mas sem descartar as dinâmicas de memória que o levaram ao esquecimento. Isso foi feito como tentativa de escapar das limitações de dois modelos de compreensão da história da literatura: o formativo e o transformativo, representados por Antonio Candido e pelos irmãos Haroldo e Augusto de Campos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sousândrade | pt_BR |
dc.subject | Cânone | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Crítica Literária | pt_BR |
dc.title | Sousândrade desafina o coro dos contentes : uma análise dos processos de lembrança e esquecimento no cânone literário brasileiro | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CHAVES, José Afonso | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9194726328823510 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8991148779865105 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this thesis is to analyze the aesthetic-political processes that led Sousândrade (1832-1902), a poet from Maranhão, to the literary canon exclusion. The central focus, therefore, is on the processes and dynamics that put in interaction and conflict memory and forgetfulness of literary history. Every discourse on the canon is understood, in this perspective, as a mobile and fluid construction that, based on the relations between culture, politics, art, economics etc., calls into question what should be remembered or not. The most important hypothesis is that Sousândrade's form of writing carried, to a large extent, the violence and traumas that constitute Brazil's history. This traumatized, wounded and fragmented writing clashed with the predominant way of making literature at that time in Brazil`s 19th century. As there was an intention to form a nation through literature, the hegemonic language was of wholeness, of unity. In order to understand this hypothesis and investigate the central point, I use an examination of the author's biographical trajectory - pointing out its ambiguities and ambivalences -; a literary analysis of his main work, "O Guesa"; an investigation of works by renowned authors ( as a way of establishing comparisons) and, finally, a research on literary criticism that looked at his writings. To write the thesis, I carried out an extensive bibliographic study, which covered different areas. In addition, the method of literary criticism, as described by Antonio Candido, was fundamental, because it is concerned with understanding the inseparable relations between art and politics – which is relevant to achieve the established objective. In conclusion, I propose a way of investigating the history of literature that is concerned with what has been forgotten, but without discarding the dynamics of memory that took it to forgetfulness. This was done in an attempt to escape the limitations of two models of understanding the history of literature: the formative and the transformative, represented by Antonio Candido and the brothers Haroldo and Augusto de Campos. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1258524189978551 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Filipe Barreiros Barbosa Alves Pinto.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons