Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39044

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGAMA NETO, Ricardo Borges-
dc.contributor.authorMOREIRA, Alex Carvalho-
dc.date.accessioned2021-01-12T19:30:01Z-
dc.date.available2021-01-12T19:30:01Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.citationMOREIRA, Alex Carvalho. “Onde está meu emprego?”: uma análise do PRONATEC, sob a ótica da empregabilidade dos egressos, ofertado pelo IFPE - campus Igarassu - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39044-
dc.description.abstractEm 2011, através da Lei Nº 12.513, foi criado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, com o intuito de garantir o acesso das classes menos favorecidas ao conhecimento, buscando atender às necessidades do mercado de trabalho e, consequentemente, desejando mitigar as desigualdades sociais presentes no país. Dessa forma, o IFPE campus Igarassu passou a ofertar, a partir de 2014, cursos do PRONATEC objetivando o desenvolvimento socioeconômico da região. Entretanto, ao longo desses anos, o campus não realizou/realiza um acompanhamento dos seus egressos na perspectiva de confirmar se os objetivos propostos pelo programa estão sendo alcançados, no que tange à ocupação de vagas no mercado de trabalho. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar o PRONATEC, ofertado pelo IFPE Igarassu, sob a ótica da empregabilidade dos seus egressos. Tal pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada através de entrevistas com egressos dos cursos ofertados entre os anos de 2014 e 2018 no campus Igarassu. Analisando as entrevistas, percebeu-se grande satisfação, por parte dos egressos, na realização dos cursos, sendo mencionado como pontos positivos o conhecimento dos professores, a didática, a equipe administrativa e o conteúdo programático. O ponto negativoprincipal citado foi a carga horária insuficiente dos cursos. Como considerações, sugere-se que sejam realizadas, por parte dos órgãos gestores, parcerias com empresas regionais visando a contratação destes profissionais recém qualificados. Além disso, recomenda-se realizar uma pesquisa com o enfoque na empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos regulares do IFPE Campus Igarassu, desse modo será excluído o ponto negativo da carga horária insuficiente, podendo ser comparada a empregabilidade dos egressos de cursos FIC com a empregabilidade dos egressos de cursos regulares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectTrabalho – Rendapt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectTécnico – Empregopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectAprendizagem industrial – Educação cooperativapt_BR
dc.title“Onde está meu emprego?” : uma análise do PRONATEC, sob a ótica da empregabilidade dos egressos, ofertado pelo IFPE - campus Igarassu - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7013188135550591pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0745797282377260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxIn 2011, through Law No. 12,513, the National Program for Access to TechnicalEducation and Employment - PRONATEC was created, with the aim of guaranteeing theaccess of the less favored classes to knowledge, seeking to meet the needs of the labor market and, consequently, wishing to mitigate the social inequalities present in the country. As a result, the IFPE campus Igarassu started to offer PRONATEC courses in 2014, aiming at the socioeconomic development of the region. However, over the years, the campus has not monitored its graduates in order to confirm whether the objectives proposed by the program are being achieved, with regard to the occupation of vacancies in the labor market. Therefore, this research sought to analyze PRONATEC, offered by IFPE Igarassu, from the perspective of the employability of its graduates. Such research was developed using the exploratory and descriptive methodology, with a qualitative approach, and the data collection was carried out through interviews with graduates of the courses offered between the years 2014 and 2018 at the Igarassu campus. Analyzing the interviews, it was perceived great satisfaction, on the part of the graduates, in the realization of the courses, being mentioned as positive points the knowledge of the teachers, the didactics, the administrative team and the programmatic content. The main negative point mentioned was the insufficient workload of the courses. As considerations, it is suggested that partnerships with regional companies be made by the management bodies in order to hire these newly qualified professionals. In addition, it is recommended to carry out a research focusing on the employability of those graduating from regular technical courses at IFPE Campus Igarassu, thus the negative point of the insufficient workload will be excluded, and the employability of those graduating from FIC courses can be compared with the employability of students. graduates of regular courses.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alex Carvalho Moreira.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons